Notícias
compras online

Banco Cyan: economize água e ganhe descontos

Marina Franco - Planeta Sustentável - 22/03/2011

A partir de hoje, que é o Dia Mundial da Água, proprietários de imóveis de mais de 300 cidades do estado de São Paulo passam a contar com um incentivo - financeiro - para economizar esse recurso natural. Uma parceria entre a Sabesp, concessionária de saneamento do estado, e o Movimento Cyan*, campanha da Ambev pelo uso racional da água, lançou o Banco Cyan*, um sistema que concederá descontos em compras online caso o consumo médio de água de domicílios e empresas seja reduzido.

Ao abrir uma conta Banco Cyan, processo que é feito pela internet, o cliente atendido pela Sabesp deve registrar seu RGI - Registro Geral do Imóvel, que aparece nas contas de água, e um e-mail. É possível escolher o histórico de consumo de água que servirá de base para o banco calcular a média de consumo do imóvel. Qualquer redução de consumo em relação à média calculada pelo Banco Cyan valerá pontos, que depois podem ser trocados por desconto nos sites de comércio online Americanas.com, BlockBuster, ShopTime e Submarino. 

No caso de clientes que não têm conta individual, como os que moram em prédios, a conta no Banco Cyan pode ser aberta pelo número de registro da conta do condomínio e os descontos vão para compras do edifício.

"O movimento consciente da água no Brasil já começou, agora é o momento de engajar mais pessoas", disse Milton Seligman, vice-presidente de relações corporativas da AmBev, na abertura o evento em que a iniciativa foi anunciada. Esta primeira etapa do projeto deve atingir 6,2 milhões de imóveis - ou 23,6 milhões de pessoas - nos 364 municípios abastecidos pela Sabesp. O Movimento Cyan tem a intenção de expandir parcerias como essa com concessionárias de outros estados brasileiros.

No evento de hoje, que aconteceu na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo, também foi realizada uma mesa redonda com 16 profissionais, nacionais e internacionais, como:
- Jon Rose, fundador da ONG Waves for Water;
- Samuel Roiphe Barreto, coordenador do Programa Água para a Vida da WWF-Brasil;
- Alfredo Sirkis, Deputado Federal pelo Partido Verde;
- Eduardo Srur, artista plástico;
- Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC de empresas de publicidade e marketing;
- Amyr Klink, velejador;
- Ana Luisa Herzog, jornalista da Revista Exame, entre outros.

Comandados pela apresentadora Cintia Howlett e pelo ex-presidente do Instituto Ethos e conselheiro do Planeta Sustentável Ricardo Young, os participantes gravaram, simultaneamente, suas opiniões sobre 16 questões previamente enviadas. Os vídeos serão reunidos e publicados, em breve, no site do Movimento Cyan. 

* Banco Cyan
* Movimento Cyan

comments powered by Disqus