Notícias
Divulgação/ONU
visita oficial

Ban Ki-moon chega quinta-feira ao Brasil

Marina Franco - Planeta Sustentável - 14/06/2011

Depois de passar pela Colômbia, Argentina e pelo Uruguai, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chega ao Brasil no dia 16 de junho, acompanhado de sua esposa, Ban Soon-taek. A visita oficial será realizada em Brasília, por dois dias. É a terceira vez que Ban Ki-moon vem ao país desde que iniciou seu mandato na ONU, em janeiro de 2007.

Na quinta-feira, o Secretário-Geral se reunirá com a presidente Dilma Rousseff para discutir agenda internacional. Ele também se encontrará com Antonio Patriota, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, no Palácio Itamaraty, onde será realizada a cerimônia de assinatura do Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento 2012-2015. Trata-se de um documento para nortear, nos quatro próximos anos, as ações das agências da ONU no Brasil de modo alinhado com as prioridades de desenvolvimento nacional. Ki-moon e Patriota serão testemunhas da assinatura do documento.

Na quinta ainda estão marcados encontros com:
- Gilberto Carvalho, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante encontro com lideranças da sociedade civil;
- José Sarney, Presidente do Senado Federal, e
- Marco Maia, Presidente da Câmara Federal dos Deputados, além de funcionários da ONU no Brasil.

Á noite, a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, entregará durante um coquetel oferecido a Ki-moon e sua esposa, um documento com 44.123 assinaturas de homens brasileiros coletadas pela campanha global Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres, liderada pelo secretário e realizada entre 2008 e 2009.

Na sexta-feira, mais quarto compromissos estão agendados. Ban conversará com Tereza Campello, Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente; Fernando Collor, Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, e Marina Silva, ex-senadora que faz parte do Grupo do Secretário-Geral dos Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

A visita encerrará a viagem do oitavo Secretário-Geral das Nações Unidas pela América Latina. Das outras vezes em que esteve no Brasil, em 2007 e 2010, Ban se encontrou com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e visitou uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal/SP, a floresta Amazônica e a comunidade Babilônia, no Rio de Janeiro. Ele também prestou uma homenagem aos militares brasileiros que morreram no terremoto do Haiti.

comments powered by Disqus