Notícias
PELAS ÁGUAS DA AMAZÔNIA

Bacia Amazônica é tema de conferência internacional em Manaus (AM)

Laís Semis - Planeta Sustentável - 13/05/2015

[img1][box-leia]A conservação da Bacia Amazônica – a maior do mundo – será tema da Conferência Internacional “Águas Amazônicas: Escalas, Conexões e Desafios” que acontece nos dias 19 e 20/05, em Manaus (AM). Restrito a convidados, o evento reunirá instituições da Amazônia brasileira e peruana. O objetivo do encontro é debater e reunir propostas para ampliar as ações de conservação dessa bacia.

A conferência é uma iniciativa da Wildlife Conservation Society (WCS Brasil), organização não governamental que atua pela conservação da fauna e ecossistemas. O grupo iniciou suas atividades no Brasil na década de 70, trabalhando com o Pantanal e Amazônia.

Neste encontro, o Grupo de Trabalho Amazônia Ocidental do SNAP (Science for Nature and People) apresentará resultados de análises científicas para auxiliar nas tomadas de decisão para ações futuras. Também será lançada a Iniciativa Águas Amazônicas, visando construir alianças.

Atualmente, cerca de 50% da Bacia Amazônica no Brasil se encontra em unidades de conservação, terras indígenas ou territórios quilombolas, onde podem ser protegidas e preservadas. No entanto, este número ainda não é suficiente para garantir sua conservação e das espécies que lá vivem. Práticas como manejo inadequado dos recursos naturais, expansão da mineração e da agropecuária, desmatamento, crescimento descontrolado das cidades e mudanças climáticas são algumas das ameaças à biodiversidade.

Além desses fatores, a Amazônia ainda terá que lidar com projetos de novas hidrelétricas previstas para a região - cujos impactos seriam irreversíveis após sua implementação (leia A ameaça sobre os rios da Amazônia). Para o diretor da WCS Brasil, Carlos Durigan, as comunidades científica e ambientalista não se opõem ao desenvolvimento, mas acreditam que ele deve ser responsável e sustentável, tendo como base a conservação e a construção participativa.

comments powered by Disqus
Tags: