Notícias
tecnologias verdes

Avião movido a energia solar decola na Suíça

Vanessa Daraya - INFO Online - 19/04/2012

O avião Solar Impulse, movido a energia solar, decolou nesta terça-feira (17), na Suíça. Bertrand Piccard, presidente do projeto, foi o piloto responsável pelo voo de teste, que aconteceu no aeroporto de Payerne.

O Solar Impulse foi construído com 12 mil células solares e tem 64,3 metros de asas. Ele é uma espécie de protótipo do avião que será usado para uma volta ao mundo em 2014, segundo expectativas do projeto.

Até agora, o Solar Impulse já conseguiu três recordes mundiais. Em 2010, o avião viajou movido a luz solar durante um dia. Também bateu recordes de altitude e de durabilidade em um voo que durou 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.

A meta dos pilotos é voar mais de 2.500 quilômetros sem precisar abastecer o tanque da aeronave durante uma viagem de dois dias. Porém, estes são apenas ensaios para a volta ao mundo de 2014.

Ao todo, os pesquisadores já investiram sete anos de trabalho na construção do avião. Ele tem a envergadura de asa de um Airbus 340, a potência de uma lambreta e o peso de um carro família.

Em média, as quatro hélices do Solar Impulse têm oito cavalos de potência. Cada uma delas também tem baterias de lítio polimerizadas acopladas. A nave tem uma estrutura leve e resistente, feita de fibras de carbono de compostos presentes no favo de mel e células solares em uma de suas asas para aproveitar a luz do Sol.

comments powered by Disqus