Notícias
proteção de espécies

Aves migratórias do Pantanal são tema de exposição interativa, em Corumbá

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 04/11/2014

[img1][box-leia]É nas planícies alagadas do Pantanal que centenas de espécies do mundo todo encontram local para encontrar alimento, descansar e se reproduzir. Estas aves migratórias dependem dos ciclos de cheias e secas da região para sobreviver após percorrerem longas distâncias.

Para sensibilizar a população local sobre a importância da proteção dessas espécies, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza realiza até o final de novembro uma exposição interativa sobre o assunto em Corumbá, cidade pantaneira no Mato Grosso do Sul, na divisa com a Bolívia.

Os visitantes poderão conhecer mais sobre conhecer mais sobre aves como o príncipe (Pyrocephalus rubinus), o colhereiro (Platalea ajaja), a águia-pescadora (Pandion haliaetus), a marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor) e o talha-mar (Rynchops niger), além do tuiuiú (Jabiru mycteria), ave símbolo do Pantanal.

Muitas destes animais estão ameaçados de extinção em outras regiões do Brasil, segundo pesquisa do ornitólogo Alessandro Pacheco Nunes, que colaborou para a realização da exposição.

A mostra, que acontece no espaço cultural Estação Natureza Pantanal, conta com diversas atividades para adultos e crianças. Cubos interativos, por exemplo, se acendem com o toque do visitante, iluminando a imagem da ave retratada, além de emitir seu canto, além de informar sobre características físicas, biologia, área de ocorrência, hábitos e curiosidades de cada espécie.

Outro destaque é um mapa com as rotas migratórias das aves por toda a América. Algumas delas chegam a percorrer oito mil quilômetros em pouco mais de uma semana. "As aves migratórias fazem uma troca muito grande de nutrientes entre os hemisférios norte e sul", explica Alessandro Nunes. "Além disso, elas se relacionam com diversas espécies, alimentando-se de algumas e servindo de alimento para outras, participando intensamente do equilíbrio da biodiversidade".

Além desta exposição, a Estação Pantanal oferece uma mostra permanente sobre a natureza do Pantanal.

EXPOSIÇÃO AVES MIGRATÓRIAS DO PANTANAL
Data: até o final de novembro
Horário: de terça a sexta-feira, 9h às 12h e 14h às 18h, sábados, 14h às 18h
Local: Estação Natureza Pantanal
Endereço: Ladeira José Bonifácio, 111 - Porto Geral - Corumbá (MS)
Telefone: (67) 3231-9100

comments powered by Disqus
Tags: