Notícias
combustíveis

Governo brasileiro aumenta percentual da mistura de biodiesel no diesel

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 25/09/2014

[img1][box-leia]Foi sancionada a lei que eleva o percentual de 5% para 6% de biodiesel no diesel comercializado no país. A medida provisória já estava em vigor desde 1º de julho. E a partir de 1º de novembro, a elevação da mistura do combustível renovável no fóssil passa para 7%.

A decisão foi publicada hoje, 25/09, no Diário Oficial da União. Com esta medida, o Governo Federal espera aliviar a necessidade de importação de derivados do petróleo. O Brasil tem subsidiado o preço dos combustíveis fósseis no país, com isso, tem pago um valor maior na hora da compra no exterior daquele repassado ao consumidor nos postos de abastecimento.

O governo acredita ainda que com a medida será possível reduzir em 23 milhões de toneladas as emissões brasileiras de gás carbônico até 2020. O país é atualmente o segundo mais produtor de biodiesel do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Entretanto, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) poderá, a qualquer momento, baixar novamente o percentual da mistura nos combustíveis, segundo texto da lei sancionada.

comments powered by Disqus
Tags: