Notícias
energia nuclear

Audiência pública tratará do Complexo de Angra

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 29/03/2011

A Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro*, por meio das comissões de Defesa do Meio Ambiente, e de Minas e Energias, promoverá audiência pública, nesta quarta-feira, às 15h, sobre a segurança do Complexo Nuclear de Angra dos Reis. De acordo com os parlamentares, deverá ser discutida qual é a atual condição das usinas Angra I e 2, quanto a planos de contingência, rotas de fuga e abrigos para a população em eventuais acidentes e sobre a atual tecnologia de segurança das unidades. 

Entre os órgãos, que têm representação confirmada, estão a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro* e o Complexo Nuclear de Angra, além da Eletronuclear*. 

Diante do agravamento do acidente nuclear ocorrido em Fukushima, no Japão, o MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia* e a Eletronuclear anunciaram que foi iniciada uma revisão dos protocolos de segurança. Entre as ações previstas, estão a construção de suporte de rotas alternativas via marítima e de PCHs - Pequenas Centrais Hidrelétricas, como também a montagem de aparato de assistência de remoção por helicóptero, caso seja necessário. Na região das usinas, estima-se que vivam mais de 20 mil pessoas. 

*Alerj
*Eletronuclear
*MTC
*Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

Leia também:
Estudo propõe PCH para garantir energia às Angras 1 e 2
Estudantes protestam no Rio contra usinas nucleares
Energia nuclear divide especialistas 
Segurança nuclear é ilusória, diz José Goldemberg
Energia - a chance de discutir sem soberba

comments powered by Disqus