Notícias
atletas pela cidadania

ONG incentivará esporte nas cidades-sede da Copa

Marina Franco - Planeta Sustentável - 12/05/2011

A ONG Atletas pela Cidadania*, formada há quatro anos por atletas, ex-atletas (como Raí e Magic Paula, na foto) e outras figuras da comunidade esportiva, lançou nessa semana um plano que pretende aumentar a prática esportiva entre a população brasileira. O objetivo é estimular a formulação de políticas públicas que garantem que esse aumento seja um dos legados sociais da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil.

Os atletas da ONG percorrerão as 12 cidades-sede da Copa e apresentar projetos a redes de ensino, entidades, instituições, ONGs e órgãos públicos municipais, a fim de mobilizar prefeituras e o governo federal para a implementação de esporte educacional nas escolas e democratizar o acesso da população em geral às atividades esportivas. A ONG produzirá pesquisas e levantamentos de boas práticas para subsidiar gestores e organizações que desejam investir em esporte.

O plano da Atletas pela Cidadania traçou metas, como:
- garantir que 80% das escolas públicas das cidades-sede da Copa do Mundo tenham esporte educacional entre 2014 e 2016;
- dobrar a atividade esportiva da população dessas cidades durante o mesmo período e
- levar esporte educacional para todas as escolas públicas do país até 2022.

De acordo com a ONG, não há um amplo levantamento sobre esporte educacional no país. Mas dados do Censo Escolar de 2009 mostram que apenas 18% das escolas municipais de ensino fundamental têm quadras esportivas e que 69% delas têm professores de educação física. Além disso, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, só 16% das pessoas acima de 18 anos praticam atividades físicas que assegurem melhor condição à saúde.

Com este novo plano, a ONG pretende mostrar que os eventos mundiais podem deixar uma herança social importante para o país e que o esporte pode ter influência em políticas públicas para educação, saúde, emprego e práticas sustentáveis.

*Atletas pela Cidadania

comments powered by Disqus