Notícias
igualdade de gêneros

Ashton Kutcher lança petição por fraldários em banheiros masculinos

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 30/03/2015

[img1][box-leia]Atualizado em 08/04/2015 - A petição de Ashton Kutcher foi vitoriosa. Conseguiu 104 mil assinaturas. As duas empresas citadas, Cosco e Target,se comprometeram a dialogar sobre a questão e reconheceram a importância do movimento. A cadeia Cosco garantiu que instalará banheiros familiares em todas suas novas lojas ou naquelas que sejam remodeladas.

 

Quem é mãe conhece bem esta história. Por mais que você tenha um companheiro que seja um pai dedicado e ajude sempre, na hora de trocar fraldas em locais públicos, lojas e shopping centers, só há fraldários em banheiros femininos.

Para protestar contra isso, o ator americano Ashton Kutcher, pai de uma bebê de seis meses com a também atriz Mila Kunis, lançou uma petição online no site da organização Change.org pedindo que banheiros públicos masculinos tenham fraldários. A hashtag da campanha é #BeTheChange: Stop Gender Stereotyping, Provide Universally Accessible Changing Tables in All Your Stores.

Kutcher conta da experiência como pai de primeira viagem. "Por mais louco que pareça, muitas lojas não dão aos pais a opção de trocar a fralda de seus bebês", escreveu o ator na página da Change.org . "Pais como eu querem participar igualmente nos cuidados com as crianças e a sociedade deve apoiar isto".

Segundo o ator, estamos em 2015 e não faz o mínimo sentido achar que somente mulheres devem cuidar dos filhos. "Esta suposição é um estereótipo de gêneros e as empresas devem apoiar todos os pais que compram em suas lojas igualmente - não importa seu sexo", ressaltou Kutcher.

O ator de Hollywood menciona duas grandes cadeias de lojas americanas - Target e Costco - a iniciar uma campanha para que todo banheiro masculino ofereça espaços para troca de fraldas em suas lojas. Em resposta à sua solicitação, a relações públicas da Target afirmou que há mais de 25 anos a empresa disponibiliza fraldários nos banheiros masculinos.

Até o momento, a petição iniciada por Ashton Kutcher já possui 93 mil assinaturas. Esta é uma ótima mobilização para ser copiada em outros países. No Brasil, na maioria dos lugares, as mães são as únicas que conseguem trocar a fralda de seus bebês quando estão em locais públicos. É mais do que hora de mudar.

comments powered by Disqus
Tags: