Notícias
decoração natalina

Árvore de Natal reciclada gera polêmica em SP

Vanessa Barbosa - Exame.com - 17/12/2014

[img1][box-leia]Era para ser motivo de comemoração de fim de ano. Mas a nova árvore de Natal de Bragança Paulista, em São Paulo, teve destino menos nobre: a "fogueira".

Menos de 24 horas após a instalação, a prefeitura da cidade determinou que a decoração natalina - toda feita a partir de materias recicláveis que iriam para o lixo - fosse retirada de cena. O motivo? A árvore sustentável não agradou parte da população. Pior, virou alvo de chacota.

"A árvore de Natal de Bragança é a mais bonita do Brasil só que não", escreveu um morador da cidade no Twitter.

"Aff que horrível sem criatividade nenhuma. Vamos fazer uma árvore reciclável mas com carinho não um lixo desse", comentou uma morada vizinha da cidade, que estava pensando em levar as filhas para ver a árvore, mas como mudou de ideia "vai economizar tempo e combustível".

Fábio Delduque, idealizador do projeto e diretor do Festival Arte Serrinha publicou no facebook um "desabafo" após receber a ordem de remoção.

"Uma pena pois além de ainda inacabadas tenho a completa convicção de que num trabalho de arte como esse deveríamos mostrar o belo porém também apontar novas possibilidades para expandir a consciência , a crítica e a cultura das pessoas, mesmo tratando apenas de uma decoração de Natal", escreveu.

Delduque também defendeu a reciclagem dos materiais, fornecidos pela prefeitura da cidade, como forma de pensamento crítico.

"Comprar um monte de coisas chinesas prontas na 25 de março não contribui em nada para nenhuma reflexão crítica e muito menos para a economia da cidade. E achar que Bragança não está preparada para o novo e para a arte é subestimar a inteligência e sensibilidade do povo bragantino."

Uma moradora acrescentou nos comentários: "A questão é que a gestão pública nao está preparada para o novo. E este novo não necessariamente tem um compromisso com o belo, mas com o crítico. Esse é o Brasil de ontem e, infelizmente, de hoje."

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo*, o prefeito explicou porque decidiu remover a árvore.

"De fato a árvore estava chocando pelo formato, pelo tanto de alegoria. Ela fugia do contexto natalino", afirmou. "Eu achei feia, a população achou feia e não vou manter um negócio desse na cidade."

*Folha de S. Paulo

comments powered by Disqus
Tags: