Notícias
Divulgação/Nitsche
arquitetura sustentável

Arquitetos projetam casa sustentável na Mata Atlântica

Vanessa Daraya - INFO Online - 15/05/2012

O escritório brasileiro Nitsche Arquitetos projetou uma casa sustentável na Mata Atlântica, na praia de Iporanga, no litoral de São Paulo. Além de preservar a vegetação, ela mistura conforto e beleza.

A casa tem 400 metros quadrados. Ela conta com três andares e cômodos muito bem divididos. O primeiro pavimento tem espaço para serviços, uma lavanderia, um depósito e um quarto. Por sua vez, o segundo piso conta com áreas comuns, sala de jantar, cozinha, sala de estar e também a piscina. Já o último andar contém cinco suítes, sendo uma delas um quarto de casal.

Para ter um aproveitamento maior da luz natural e oferecer aos moradores um contato com a paisagem externa, a fachada da casa é feita de vidro e placas opacas. Cortinas de nylon foram colocadas nos quartos para também oferecer privacidade.

Os materiais mais usados na casa foram concreto, madeira e alumínio. Por se tratar de uma casa sustentável, a construção minimizou a quantidade de resíduos resultantes da obra. Com a casa, os arquitetos ganharam a segunda colocação no Prêmio Jovens Arquitetos IAB de 2007.

comments powered by Disqus