Notícias
Divulgação/Groundhouse
construções verdes

Arquitetos criam casa sustentável feita de terra batida

Vanessa Daraya - INFO Online - 27/06/2012

Os arquitetos Daren Howarth e Adrianne Nortje criaram o projeto da casa sustentável Brittany’s Groundhouse. A construção foi feita com 150 toneladas de terra batida.

A residência, que fica na Inglaterra, usou materiais reaproveitados e reciclados. Somente a terra batida compõe todas as paredes da Brittany’s Groundhouse.

Apesar do uso de terra batida parecer um método primitivo na construção de casas, os arquitetos alcançaram um alto índice de eficiência. Isso porque foram instalados sistemas de isolamento no vão das paredes.

O destaque desse sistema de isolamento está nas placas feitas com 80% de vidro reciclado, proveniente de para-brisa. A estrutura também conta com mil pneus, centenas de garrafas de vidro, 250 quilos de papelão e madeira.

O telhado é feito com garrafas PET e com uma membrana impermeável derivada da reciclagem de sacolas plásticas. Além disso, ele foi planejado para coletar uma grande quantidade de água da chuva. Então, o que fica acumulado no telhado vai para um filtro. Depois, é direcionado para tanques de armazenamento subterrâneos, que suportam até dez mil litros de água.

Há também um sistema de transmissão que separa a água limpa da água suja. Com isso, a água potável é encaminhada às torneiras da cozinha e banheiro, enquanto a água suja é destinada ao jardim ou lavagens gerais.

Por sua vez, a casa conta com iluminação natural e arquitetura bioclimática. Esses fatores permitem maior aproveitamento das condições naturais, mantêm a casa aquecida e reduzem o consumo de energia. Além disso, o telhado contém placas fotovoltaicas que geram energia solar suficiente para manter a casa em funcionamento.

comments powered by Disqus