Notícias
Sustentável?

Arquiteto projeta ecomansão inspirada em Lionel Messi

Vanessa Barbosa - Exame.com - 08/10/2013

[img1]

[box-leia]Uma mansão futeboleira ecológica. É assim que vem sendo chamado o projeto de casa sustentável desenhado pelo arquiteto espanhol Luis Garrido em homenagem ao astro do futebol Lionel Messi.

Nem é preciso muito esforço para entender a relação. Vista do alto, a mansão assemelha-se a um campo de futebol: tem uma entrada retangular e conta com um edifício circular de dois andares que remete a uma bola.

Atenção a um detalhe: a porta de entrada forma, juntamente com a casa principal, o número 10 usado por Messi a serviço do Barcelona. Em um dos lados da casa fica um grande lote de terra, todo verdejante, para a realização de amistosos, enquanto do outro lado, uma gigantesca piscina vira um convite atraente para um dolce far niente.

Segundo o site Dezeen, a casa “futeboleira” faz parte de uma iniciativa chamada 33 BIP VIP, liderada pelo próprio Garrido, que convida arquitetos para desenhar – por conta própria – casas ecologicamente corretas para celebridades. A ideia é mostrar que, se os astros quiserem, eles podem apoiar a construção sustentável.

Ao mesmo tempo, segundo o arquiteto, os projetos devem servir como uma referência para as gerações futuras, como novo paradigma na arquitetura, perfeitamente integrado no ecossistema natural.