Notícias
Cortina de areia

Areias do Saara vão ″cobrir″ América do Sul

Vanessa Barbosa - Exame.com - 02/08/2013

[img1]

[box-leia]Uma nova animação feita pela NOAA - Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA mostra uma extensa cortina de areia se aproximando do norte da América do Sul nos próximos dias.

Toneladas de areia do deserto estão atravessando todo o oceano Atlântico trazidas por ventos fortes que circulam em média e alta atmosfera.

O fenômeno não é incomum, mas depende de uma grande tempestade de areia no norte da África para ser desencadeado. Os ventos carregados se deslocam em direção à região norte do Brasil, Venezuela, Colômbia e em torno do Caribe.

Na sua trajetória, segundo a Nooa, a camada de ar Sahariana desempenha um papel importante na redução da "ciclogênese", como é chamada a formação de furacões.

Mas como é essa cortina de areia flutuante? Uma aeronave da agência fotografou uma camada semelhante em setembro de 2006, perto de Barbados. Parece uma cerração de cor marrom clara, que pode ser avistada por pilotos de avião. De acordo com a animação, a concentração dessas partículas sobre a América do Sul será maior entre sexta e sábado.

[img2]