Notícias
uso da terra

Áreas urbanas crescem mais rápido que população

Thiago Medaglia - National Geographic Brasil - 24/08/2011

A expansão das áreas urbanas ao redor do mundo não segue a lógica do crescimento populacional. Em outras palavras, os territórios das cidades estão em dilatação mais acelerada do que o aumento do número de seus habitantes. É essa a constatação de um estudo conduzido por cientistas de vários institutos americanos de pesquisa*.

De acordo com os pesquisadores, até 2030, as áreas urbanizadas em todo o globo terão se expandido até 1,5 milhão de quilômetros quadrados (uma área quase tão grande quanto à do estado do Amazonas). E essa intensa urbanização em curso nos países em desenvolvimento -principalmente na China e na Índia - não tem origem apenas no crescimento econômico e populacional, mas em fatores como políticas de uso da terra, subsídios governamentais à agricultura e o custo de transporte. 

Outra constatação importante do estudo é a de que, embora o crescimento urbano tenha sido maior na China, Índia e no continente africano, o mais alto índice de perda de terras rurais para as cidades aconteceu nos Estados Unidos.

Todas essas conclusões vieram após a análise de 300 outras pesquisas realizadas em todo o mundo que utilizaram imagens de sensoriamento remoto para identificar mudanças no uso da terra.

comments powered by Disqus