Notícias
ciência

Com um aquecimento similar ao de hoje, nível do mar já subiu seis metros

Fábio Marton - Superinteressante - 13/07/2015

[img1] Como todo o cético climático costuma lembrar, a Terra já passou por vários períodos de aquecimento e resfriamento antes do atual - causado, sim, pelo fato que estamos reintroduzindo na atmosfera o carbono que um dia esteve no ambiente, e tornava outras eras mais quentes.

Há 3 milhões de anos, quando nossos ancestrais peludos tentavam se equilibrar em duas patas na África, a atmosfera tinha uma quantidade de carbono e temperatura equivalentes à de hoje em dia. Motivo para relaxar e ir à praia num Hummer para curtir um churrasco no carvão mineral? Bom, acontece que, então, o nível dos oceanos era ao menos seis metros mais alto. Não esqueça a boia.

Foi o que revelou um estudo de paleoclimatologistas da Universidade Estadual do Oregon (EUA). Eles compilaram os resultados de 30 anos de pesquisa sobre o gelo polar e nível de oceanos, descobrindo como um aquecimento relativamente modesto pode causar mudanças tão dramáticas.

Por que, então, você ainda não teve de vender sua casa em Bertioga para uma fazenda de ostras? "Leva um tempo para o aquecimento derreter as calotas polares", afirma paleoclimatologista e geólogo glacial Anders Carlson, condutor do estudo. "Mas não leva para sempre. Existem evidências de que a transformação está tomando lugar agora."

Seu colega e coautor, Peter Clark, arrisca uma previsão: "o que é assustador é que o nível de CO2 continua a subir, então estamos entrando em território desconhecido. O que não é certeza é o período exato, que é menos bem determinado. Podemos estar falando de entre vários séculos a alguns milênios para vermos o impacto total do derretimento das calotas polares".

Dica de investimento: não compre apartamento na praia abaixo do terceiro andar.

Referências:

1) Sea-level rise due to polar ice-sheet mass loss during past warm periods, A. E. Carlson, P. U. Clark et al, Science Magazine, http://www.sciencemag.org/content/349/6244/aaa4019

2) Global sea levels have risen six meters or more with just slight global warming, Oregon State University via ScienceDaily, http://www.sciencedaily.com/releases/2015/07/150709145159.htm

comments powered by Disqus