Notícias
em mais de 20 metros

Aquecimento global pode elevar nível do mar

Redação - Veja.com - 22/03/2012

Mesmo que a humanidade consiga limitar o aquecimento global a apenas 2 graus Celsius, estimativa maPara chegar a estes números, os pesquisadores estudaram amostras de solo e de rochas de três localidades: do Estado da Virgínia, no sudeste dos Estados Unidos; do atol Enewetak, conjunto de 40 pequenas ilhas situadas na região central do Oceano Pacífico; e da Nova Zelândia. Eles se focaram em dados do final da época conhecida como Plioceno, entre 2,7 e 3,2 milhões de anos atrás, quando o nível de dióxido de carbono na atmosfera se encontrava em nível semelhante ao atual e a temperatura era 2°C mais elevada que agora.

Para chegar a estes números, os pesquisadores estudaram amostras de solo e de rochas de três localidades: do Estado da Virgínia, no sudeste dos Estados Unidos; do atol Enewetak, conjunto de 40 pequenas ilhas situadas na região central do Oceano Pacífico; e da Nova Zelândia. Eles se focaram em dados do final da época conhecida como Plioceno, entre 2,7 e 3,2 milhões de anos atrás, quando o nível de dióxido de carbono na atmosfera se encontrava em nível semelhante ao atual e a temperatura era 2°C mais elevada que agora.

"A diferença no volume de água que seria liberado é equivalente ao derretimento de toda a Groenlândia, que consiste na segunda maior reserva de gelo do mundo, e dos lençóis de gelo da Antártida Ocidental, bem como de algumas partes da Antártida Oriental", diz H. Richard Lane, fundador da pesquisa. Segundo ele, tal elevação dos oceanos modernos iria inundar as costas ao redor do mundo e afetar cerca de 70% da população da Terra.

"Mas você não precisa vender sua casa de praia ainda, porque o derretimento dessas grandes reservas de gelo vai levar de séculos a milhares de anos", explica Kenneth G. Miller, principal autor do estudo. A estimativa de elevação do nível do mar ainda para o século 21 é de 0,8 a 1 metro, devido ao aquecimento dos oceanos e ao derretimento parcial de geleiras de montanhas e de regiões como a Groenlândia e Antártida.

De acordo com o pesquisador, este estudo é importante por destacar a sensibilidade dos grandes lençóis de gelo da Terra em relação às mudanças climáticas, sugerindo que mesmo um modesto aumento de temperatura da atmosfera terrestre pode causar grande elevação do nível do mar. A pesquisa foi publicada na revista Geology.

comments powered by Disqus