Notícias
FrankBrueck/Wikimedia Commons Aquecimento global: a certeza dos indecisos nos EUA
eleições

Aquecimento global: a certeza dos indecisos nos EUA

Vanessa Barbosa - Exame.com - 17/10/2012

A poucas semanas das eleições presidenciais nos Estados Unidos, que acontece em 2 de novembro, aproximadamente 7% dos americanos ainda não decidiram em qual candidato votarão. Mas de uma coisa eles têm certeza: o aquecimento global é um fenômeno real e está em curso. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, 8 em cada 10 eleitores indecisos acreditam nas mudanças climáticas e na elevação das temperaturas do planeta em decorrência das emissões de gases efeito estufa. E pelo menos seis deles dizem que as alterações no clima estão entre os assuntos mais importantes para escolher seus candidatos. 

Daqui para a frente, segundo os pesquisadores, as políticas ambientais defendidas por Mitt Romney e Barack Obama - que debateram pela segunda vez em rede de TV nesta terça-feira (16) -, e especialmente a abordagem de cada um em relação questões ligadas ao aquecimento global podem desempenhar papel decisivo para conquistar os votos daqueles que estão em dúvida. Não se deve ignorar o fato de que, desde o início da corrida eleitoral, a temática ambiental ganhou pouca ou nenhuma atenção nos discursos de ambos os candidatos. 

Idenpendentemente da postura adotada nos próximos dias, até o momento, a crença manifestada pela maioria dos eleitores indecisos está em consonância com o pensamento dos eleitores que estão decididos a votar em Barack Obama, dos quais 84% dizem acreditar no aquecimento global. Por outro lado, apenas 45% dos prováveis eleitores de Romney afirmam crer no fenômeno.

comments powered by Disqus