Notícias
racionamento de água

Aprenda a construir uma cisterna em casa com o Repórter Eco

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 20/02/2015

[img1][box-leia]A criatividade está ajudando muitos moradores de São Paulo e outras regiões atingidas pela falta de água a desenvolver soluções para enfrentar o problema. O programa da TV Cultura Repórter Eco, no próximo domingo, 22/02, vai mostrar como construir uma cisterna em casa para recolher água da chuva.

Cláudia Visoni, uma das idealizadores do Movimento Cisterna Já, vai explicar como funciona o trabalho dos voluntários. "A ideia da gente é passar o máximo possível de informação e tentar ajudar quem quer montar sua própria cisterna", diz. "Algumas pessoas são da área técnica e têm dado algumas oficinas".

A água da cisterna pode ser usada para fins domésticos - regar plantas, lavar roupa e calçada, fazer faxina no banheiro - mas não para o consumo humano, ou seja, beber ou cozinhar.

Na página do Cisterna Já também há um manual de como construir a mini-cisterna, além de diversas informações, dicas e vídeos.

No domingo, o Repórter Eco apresentará ainda uma entrevista com o técnico em agropecuária Edison Urbano, que alerta sobre a necessidade do reflorestamento no entorno de mananciais e das grandes cidades como forma de reestabelecer o ciclo da chuva.

O programa vai mostrar também uma visita à Reserva Natural de Salto Morato, no Paraná, local onde vivem diversas espécies raras, como o Papagaio da Cara Roxa, ave ameaçada de extinção. O programa começa às 17h30. Não perca!

comments powered by Disqus
Tags: