Notícias
atomicshark / Creative Commons Com app para iPad, ONG quer dar fim a dissecação de sapos
tecnologia

Com app para iPad, ONG quer dar fim à dissecação de sapos

Gabriela Ruic - Exame - 24/09/2012

Uma boa notícia para sapos e pequenos animais em todo o mundo: a organização internacional para a proteção dos animais, PETA, irá doar para escolas e universidades indianas um software que permitirá que alunos dissequem animais virtuais.

O software que será doado pela ONG é o app para iPad chamado Frog Dissection, desenvolvido pela empresa Emantras, especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação. Descrito como uma "alternativa ética e educativa em detrimento da dissecação de animais vivos", o aplicativo simula o processo utilizando gráficos em 3D

O usuário pode ainda utilizar instrumentos como bisturi, tesouras e até um fórceps, para ver como é o interior do animal, com o bônus de ter em mãos detalhes sobre cada parte do seu corpo. Além disso, oferece informações sobre a vida destes anfíbios, suas espécies e também compara os órgãos dos sapos com o corpo humano.

"Milhares de sapos e pequenos animais são mortos para serem dissecados, mesmo existindo hoje métodos alternativos superiores para o ensino da biologia", declarou em nota o conselheiro para assuntos científicos do PETA Índia, Doutor Chaitanya Koduri.

A ideia por trás da iniciativa, que tem selo de aprovação do governo do país, é que a prática educacional seja erradicada das escolas e universidades da Índia. Além de uma versão para iPad, vendida por 3,99 dólares na App Store, o software também pode ser instalado em computadores, Macs e quadros interativos.

Esta não é primeira iniciativa do PETA Índia para tentar mudar práticas e costumes indianos. Em julho deste ano, a organização solicitou aos típicos encantadores de serpentes, que ficam pelas ruas do país realizando truques com os répteis, utilizassem animais falsos durante suas apresentações.

comments powered by Disqus