Notícias
denuncie!

Aplicativo ajuda a monitorar e melhorar cidades

Redação - Info.com - 25/03/2014

[img1]

[box-leia]Ruas esburacadas, acúmulo de lixo, alagamentos ou falta de iluminação. Agora, qualquer cidadão pode denunciar problemas como esses usando seu celular, com o aplicativo Cidadera. Fotos e descrições de irregularidades vão parar em um grande mapa colaborativo que ajuda a cobrar do poder público soluções ligeiras.

"A ideia surgiu no ano passado, pouco antes da onda de protestos, e combinou com esse movimento que cobrou melhorias e mudanças", afirma Thiago Christof, 33 anos, formado em ciência da computação. Ele e o sócio, o engenheiro Victor Stabile (foto), 26 anos, tocam o projeto dentro de uma incubadora na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Desde que foi lançado, há oito meses, o Cidadera registrou cerca de 3 mil problemas em 250 cidades do país.

Dez prefeituras também procuraram a startup interessadas em fazer parcerias. "Estamos criando ferramentas para que as prefeituras possam responder às denúncias e acompanhá-las", afirma Christof. Quem sabe a solução não venha antes que um simples bueiro entupido se transforme no estopim de uma grande enchente de verão?

Tags: