Notícias
solução inteligente

Aparelho transforma barulho em música e silêncio

Luciana Carvalho - Exame.com - 18/09/2013

[img1]

[box-leia]Enquanto o mundo está em busca de soluções "verdes" para a poluição do meio ambiente, pouco parece ser feito em relação ao excesso de barulho que as pessoas enfrentam nas grandes cidades. Na tentativa de reduzir essa grande causa de estresse, o designer Jiawei Huang, do Shenzhen Institute of Technology, na China, criou o projeto conceito "Music Yue".

O aparelho, que tem a forma de um diapasão, é um dos 20 finalistas do concurso Design Lab 2013, da Electrolux. Sua proposta é dissipar o ruído incômodo ou transformá-lo em música, dependendo da intenção do usuário. Huang usou a chamada teoria da ressonância para fazer com que a ideia tenha embasamento científico e chances de sair do papel. Além de um controlador de ritmo, há nele um display de LED que mostra o compasso do ruído e da música gerada.

Se o usuário não desejar ficar em silêncio, ele pode escolher por celular ou computador o tipo de trilha sonora que prefere ouvir no lugar do barulho externo. Por ser um conceito, o Music Yue não está no mercado, mas tem boas chances de vencer o concurso, que termina em outubro deste ano.