Notícias
Wikimedia Commons
projeto piloto

Aparecida terá rede inteligente de energia

Vanessa Barbosa - Exame.com - 25/10/2011

Um dos principais endereços do turismo religioso no país, Aparecida do Norte vai em breve chamar atenção também por outro motivo. A cidade será a primeira do estado de São Paulo a receber um projeto piloto de rede inteligente de energia, conhecida como smart grid. O projeto, desenvolvido pela EDP Bandeirante, prevê a instalação de 15 mil medidores inteligentes em todo o município.

Ao contrário da medição manual de energia atualmente realizada pelas empresas do setor, o novo sistema evita erros de medição e permite detectar mais rapidamente eventuais pontos de interrupção no fornecimento de energia. Com o monitoramento em tempo real, as operadoras de energia podem responder mais rápido a um problema na transmissão de energia, por exemplo.

Outro benefício do sistema é o controle de fraudes e redução no custo de manutenção da rede. Segundo a EDP, a escolha de Aparecida para testar o sistema se deve às semelhanças de dimensões com a cidade portuguesa de Évora, onde a empresa tem uma experiência bem sucedida com smart grid.

Realizada em parceria com a Secretaria de Energia de São Paulo e a Prefeitura de Aparecida, a iniciativa foi anunciada na sexta-feira (21). A partir do medidor inteligente, será desenvolvido estudo para propor a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o aprimoramento de tarifas diferenciadas para os consumidores alimentados em baixa tensão.

Além da instalação do sistema, que terá investimento inicial de 10 milhões de reais, a cidade de Aparecida também vai ganhar iluminação pública eficiente, com a instalação de lâmpadas e semáforos LED, e algumas casas receberão paineis solares para geração de energia. A previsão de implantação do projeto é de quatro anos.

comments powered by Disqus