Notícias
maconha medicinal

Anvisa libera o uso do canabidiol

Redação - Veja.com - 14/01/2015

[img1][box-leia]A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira, 14/01, liberar o uso terapêutico do canabidiol no Brasil. O composto deixará de fazer parte da lista de substâncias proibidas pela agência e passará para a categoria C1, de uso terapêutico permitido, mas sujeito a controle.

A mudança na classificação do canabidiol foi aprovada por unanimidade pela diretoria da Anvisa, em reunião realizada em Brasília. Segundo a agência, a decisão "abre caminho para pesquisa mais ampla, com vista a desenvolver medicamentos com esta substância no país".

O canabidiol é um dos 80 componentes da cannabis. Sozinho, ele não provoca dependência nem desencadeia efeitos psicoativos. Estudos têm demonstrado o potencial da substância em diminuir a frequência de crises convulsivas entre pacientes com doenças neurológicas graves que não respondem ao tratamento convencional. Outras pesquisas apontam que a substância também pode ajudar pessoas com doenças como Parkinson e esquizofrenia.

A liberação do canabidiol é uma reivindicação de familiares de crianças e adolescentes que têm crises repetidas de convulsão. Enquanto a substância era proibida pela Anvisa, aqueles que desejavam importar medicamentos contendo o composto precisavam fazer um pedido especial no órgão, desde que munidos de receita médica.

No mês passado, o Conselho Federal de Medicina já havia autorizado neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia.

(Com Estadão Conteúdo)

comments powered by Disqus
Tags: