Notícias
brasil verde

Ano Internacional das Florestas lançado no Brasil

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 22/03/2011

O Brasil inaugurou oficialmente hoje, no país, a agenda do Ano Internacional das Florestas*, instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas. A solenidade ocorreu, no Espaço Tom Jobim, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com o lançamento da exposição A Mãe D´Água, sobre o Cerrado e do site Ano da Floresta*. O portal reúne informações sobre  ações e levantamentos voltados ao tema. 

Atualmente o país possui a maior extensão de florestas tropicais no planeta, sendo que a Amazônia mantém 26% de toda a extensão mundial. 

Mais uma novidade divulgada, nesta semana, é que a política florestal nacional foi indicada por instituições do sistema ONU, pela GIZ - Agência Alemã de Cooperação Internacional e pela IUCN - União Internacional para Conservação da Natureza*, para concorrer ao prêmio internacional Future Policy Award 2011*. Outros 18 países participam da disputa, entre eles, o Butão (criador do conceito do FIB - Felicidade Interna Bruta), EUA, Índia, Indonésia e Turquia. 

A Lei de Gestão de Florestas Públicas, de 2006, o Plano de Ação Nacional da Biodiversidade, de 1998,  e o Fundo Amazônia, serão analisados pelo júri do concurso. 

O anúncio dos vencedores está previsto para 21 de setembro, na sede da ONU, em Nova York. 

*Site Ano da Floresta 
*Ano Internacional das Florestas - ONU
*IUCN www.iucn.org/
*Future Policy Award 

Leia mais:
As 10 florestas mais ameaçadas do mundo
Brasil terá primeiro Inventário Florestal Nacional
2011 é o Ano Internacional das Florestas

comments powered by Disqus