Notícias
segurança alimentar

América Latina pode se tornar próximo celeiro global

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 29/04/2014

[img1][box-leia]Em um futuro próximo, a América Latina - detentora de um terço da terra arável e da água doce do mundo - pode se converter no grande fornecedor global de alimentos, segundo novo relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Global Harvest Initiative.

Para isso, a região tem dois grandes desafios: implementar práticas sustentáveis e gerenciar recursos adequadamente. Além disso, o relatório aponta que os recursos atuais terão que dobrar para atender às demandas mundiais por alimentos, combustíveis, fibras e outros insumos industriais até 2050.

O cenário previsto pelo estudo para 2050 é o de diminuição de áreas produtivas. Estima-se que haverá apenas 12% da terra arável do mundo, por conta dos impactos das mudanças climáticas e da degradação dos recursos naturais.

Também participaram da elaboração do relatório instituições privadas, acadêmicas, organizações multilaterais e do terceiro setor. O documento ainda fornece recomendações a governos, formuladores de políticas públicas, doadores, agricultores e sociedade civil que visam apoiar a segurança alimentar global.

comments powered by Disqus
Tags: