Notícias
edifício verde

Amazon terá megaescritório sustentável em forma de esfera

Vanessa Barbosa - Exame.com - 25/06/2013

[img1]

[box-leia]A Amazon, varejista online mais poderosa do mundo, resolveu dar adeus aos mirrados jardins de escritório e proporcionar aos seus funcionários uma experiência, digamos, mais "imersiva". Seu novo escritório, em fase de construção em Seattle, nos Estados Unidos, é quase um minimundo ecológico.

Formada por três megacúpulas transparentes que remetem a uma estufa, a estrutura ocupará uma área de 65 mil m² e contará com árvores e plantas de uma variedade de zonas botânicas encontradas ao redor do globo.

[img2]

O objetivo do novo espaço, diz a empresa, é criar um ambiente onde os funcionários possam trabalhar e conviver num ritmo mais natural. Em documento do projeto, a empresa explica que os materiais vegetais serão selecionados por sua capacidade de coexistir em um microclima que também se adapte às pessoas.

Por trás do projeto, está o etúdio de design e arquitetura NBBJ, que projetou as estruturas para atender padrões de construção ecológica, o que ajudará a minimizar o consumo de energia. As estruturas de aço e vidro altamente transparentes, por exemplo, permitem a ampla passagem de luz natural e ar fresco.

Além de uma variedade de ambientes de trabalho, a instalação irá incorporar salas de jantar, reunião e espaços lounges. A previsão da Amazon é que o edifício verde seja concluído em 2016.

[img3]

[img4]

[img5]