Notícias
Reprodução
lixeira inteligente

Alunos transformam reciclagem em jogo

Amanda Previdelli - INFO Online - 22/11/2011

Separar os metais dos plásticos e papeis pode não ser a coisa mais divertida do mundo, mas um grupo de alunos do MIT (Massachussets Institute of Technology), nos Estados Unidos, deu um jeito de gamificar a iniciativa de se reciclar. Eles criaram o projeto GreenBean, aliado a uma máquina desenvolvida por eles que vai receber os materiais recicláveis. Uma espécie de lixeira inteligente

As pessoas primeiro se registram no projeto (e se tornam membros do GreenBean, gratuitamente) e depois podem usar as máquinas espalhadas pelo campus do instituto. As "lixeiras" desenvolvidas reconhecem o celular do usuário e aquilo que ele está depositando, e dão pontos por cada material reciclável. O membro do projeto pode compartilhar seu status nas redes sociais e comparar o quanto ele já reciclou com outras pessoas próximas a ele.

Depois de um certo período e quantidade de produtos deixados nas máquinas específicas, é possível coletar dinheiro por toda a reciclagem feita - já que há empresas que pagam por latinhas e papelão, entre outros. Você pode escolher entre receber esse dinheiro, ou doá-lo. O estímulo financeiro e a competitividade entre os alunos já se mostraram grandes incentivos para a reciclagem, mas os donos do projeto querem ir além. 

Através de parcerias com iniciativas privadas, eles esperam expandir o projeto para além do campus do MIT e oferecer mais recompensas para aqueles que se mostrarem mais ambientalistas. Uma das possibilidades estudadas, por exemplo, foi de se fechar uma parceria com a famosa equipe de baseball local, os Red Soxs, na qual a pessoa que reciclasse mais durante um certo período ganharia um ingresso para assistir a um jogo na casa deles, o Fenway Park.

comments powered by Disqus