Notícias
Lutty Moreira /Creative Commons Alerta da ONU diz que ilhas do Pacífico são afetadas por mudança climática
ameaça

Alerta da ONU diz que ilhas do Pacífico são ameaçadas por mudanças climáticas

Giovana Penatti - Info - 03/12/2012

O órgão da ONU Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) afirmou ontem que ilhas do oceano Pacífico estão sofrendo sérias consequências decorrentes das mudanças climáticas.

Essas ilhas são atualmente ameaçadas, economica e ecologicamente, por desastres naturais como ciclones, cheias, aumento do nível do mar, períodos de seca, entre outros. Elas podem acabar com até 18% de seu PIB (Produto Interno Bruto) comprometido por causa desses eventos, além do impacto sobre a fauna: 60% dos répteis, 21% dos mamíferos e 13% das aves estão ameaçados.

O estudo que contém essa previsão foi apresentado durante a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, chamada COP-18, que vai até dia 7 de dezembro. Ele foi feito com base em 21 nações e 500 comunidades.

Achim Steiner, chefe do Pnuma, afirmou ser necessário desenvolver a capacidade de gerenciamento dos impactos de desastres naturais sobre as ilhas. Segundo o embaixador de Cabo Verde que participa da conferência, apesar da ameaça ser, por enquanto, maior para os as ilhas do Pacífico, todos os países serão prejudicados eventualmente pelas mudanças climáticas.

comments powered by Disqus