Notícias
biomedicina

Alemães conseguem curar camundongos com HIV

Vanessa Daraya - Info.com - 20/12/2013

[img1]

[box-leia]A esperança de descobrir uma cura para a Aids acaba de ser renovada. Cientistas da Alemanha conseguiram curar camundongos com HIV. O método usa uma enzima capaz de eliminar o vírus no DNA das células infectadas.

As informações são do portal The Local. Os biomédicos envolvidos com os experimentos são da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha. Segundo a pesquisa, a cura dos camundongos aconteceu em mais de 90% dos casos. O próximo passo do estudo será fazer testes em seres humanos.

Os cientistas criaram uma enzima e a manipularam para que pudesse identificar o HIV e destruí-lo dentro de uma sequência de DNA. Depois, aplicaram essa enzima nas células-tronco extraídas de uma simples amostra de sangue. Esse processo pode fazer com que as células autoimunes se reproduzam e eliminem o vírus das células infectadas.

Para ver se a técnica funcionará em seres humanos, os pesquisadores precisam captar recursos para as novas fases do projeto. Segundo Frank Buchholz, o líder da equipe, se o método realmente funcionar e todas as etapas forem cumpridas conforme o planejado, a técnica poderá estar pronta para o uso na medicina em 10 anos.