Notícias
evento

Akatu e WWI lançarão Estado do Mundo 2011

Marina Franco - Planeta Sustentável - 19/10/2011

No dia 19 de outubro, quarta-feira, o Instituto Akatu* e o WWI – Worldwatch Institute Brasil* lançarão a versão em português do documento Estado do Mundo 2011. Neste ano, os temas do relatório, que é produzido anualmente há 28 anos, são as inovações para manter o homem no campo e garantir a sustentabilidade no meio rural.

O documento é fruto do projeto Nutrindo o Planeta, do WWI, realizado em 2009 e 2010. A codiretora do projeto, Danielle Nierenberg, viajou por 25 países africanos, visitando agricultores e apurando técnicas de cultivo de alimentos como irrigação por gotejamento, horticultura em telhados e sistemas agroflorestais. Estado do Mundo mostra o paradoxo entre a grande produtividade de alimentos e a morte por fome. De acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 925 milhões de pessoas passam fome no mundo.

Para apresentar o Estado do Mundo 2011, Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, e Eduardo Athayde, presidente do WWI no Brasil, serão os mediadores de um debate sobre segurança alimentar e inovações no campo, na manhã do dia 19/10, em São Paulo. Os debatedores serão:
- Luiz Carlos Beduschi Filho, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da USP e ex-consultor da FAO/ONU e
- José de Anchieta Ribeiro Santos, economista e engenheiro, coordenador da Pastoral da Criança no Estado de São Paulo.

O documento, que é escrito em 30 idiomas pelos pesquisadores do WWI, será disponível apenas no meio eletrônico. Seu download poderá ser feito no portal das duas ONGs e de empresas patrocinadoras.

*Instituto Akatu 
*Worldwatch Institute Brasil 

Apresentação do relatório O Estado do Mundo 2011
Data e Horário:
19/10, 9h30 às 12h30
Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, nº 2073, Bela Vista – São Paulo/SP

comments powered by Disqus