Notícias
energia nuclear

Água radioativa do Japão pode chegar aos EUA

Redação - Agência Brasil - 06/05/2011

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou hoje (6) a que água contaminada que vazou da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, deve chegar à Costa Oeste da América do Norte. A previsão dos especialistas é que a água atinja os Estados Unidos dentro de um a dois anos.

As informações são da rede estatal de televisão do Japão, NHK. A conclusão da Aiea sobre a ameaça de contaminação na costa norte-americana a partir da água oriunda da usina se baseia em dados fornecidos pelo Japão.

O diretor-geral adjunto da Aiea, Denis Flory, disse que os últimos dados indicam que os sinais de contaminação de césio 134 e césio 137 estão em baixos níveis, sem oferecer riscos à saúde humana.

Mas, para os especialistas da Aiea, ainda não há controle total da usina japonesa. Depois do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março, foram registrados vazamentos e explosões na região de Fukushima. Os acidentes nucleares levaram ao esvaziamento de 12 cidades na área.

Flory disse que há um plano desenvolvido pela Tokyo Electric Power Company (Topco), que administra a usina, para tentar manter o controle sobre eventuais vazamentos e explosões. De acordo com o diretor da Aiea, esse plano é monitorado pela agência.

comments powered by Disqus