Notícias
agricultura sintrópica

‘Agrofloresta em larga escala’ é tema de curso no interior de SP

Laís Semis - Planeta Sustentável - 07/05/2015

[img1][box-leia]O conceito de agricultura sintrópica foi criado pelo suíço Ernst Gotsch - referência internacional em Sistemas Agroflorestais Sucessionais - e consiste em inovar a produção agrícola de forma mais harmoniosa com o meio ambiente. Envolve técnicas de implantação e manejo mecanizado, recuperação de áreas degradadas e estudo de sistemas de produção em unidades agroflorestais. No Brasil desde 1984, ele difunde conhecimentos e técnicas dessa prática em cursos para pequenos grupos realizados no interior de São Paulo.

O próximo - Agrofloresta em Larga Escala - será realizado de 29 a 30/5, na Fazenda Toca, em Itirapina (SP), pelo Núcleo Agroflorestal de Pesquisa Aplicada em Agricultura Sintrópica (NAPAAS) e pelo Instituto Toca, com apenas 10 vagas, para interessados em agricultura sintrópica, implantação e manejo mecanizado, recuperação de áreas degradadas e estudo de sistemas de produção em unidades agroflorestais. O foco do curso será na produção hortifrúti, grãos, pecuária e madeira com baixo insumo, produzindo água e criando solo. E, além de Ernst, a programação conta com os instrutores Juã Pereira (biólogo e agricultor agroflorestal) e Henrique Souza (engenheiro agrônomo que trabalha com agricultura orgânica e agrosivicultura).

Outras informações podem ser obtidas no site Agricultura Sintrópica e as inscrições por formulário.

A NATUREZA DE VOLTA
Ernst Gotsch iniciou seus estudos e experimentos sobre sistemas complexos de plantio na década de 70, na Suíça e Alemanha. Em 1984, instalou-se na Fazenda Fugitivos da Terra Seca, na Bahia. Como indica o nome, o local consistia em uma área de 500 hectares de terras improdutivas devido à práticas agressivas de corte de madeira, cultivo de mandioca e criação de suínos.

Após o desenvolvimento do trabalho de recuperação dos solos degradados a partir dos Sistemas Agroflorestais Sucessionais, o suíço conseguiu não apenas alcançar alta produtividade em variedades vegetais, como reflorestou a propriedade, o que resultou na volta de 14 nascentes ao local, hoje conhecido como Fazenda Olhos d’Água.

Confira mais informações sobre o trabalho realizado nessa Fazenda Olhos D'Água, por Ernst Gotsch, no vídeo abaixo:



 

comments powered by Disqus
Tags: