Notícias
físico do maranhão

Agência Espacial Brasileira tem novo presidente

Talita Fernandes - Veja.com - 07/05/2012

A AEB (Agência Espacial Brasileira) tem novo presidente. O físico maranhense José Raimundo Coelho foi nomeado nesta sexta-feira para comandar o programa espacial do país. A decisão saiu no Diário Oficial da União.

Coelho era o favorito para substiuir Marco Antônio Raupp, atual ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação. O físico já havia substituído o ministro, em março de 2011, na direção do Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que ocupou até agora.

O novo presidente da AEB é considerado uma das pessoas de confiança de Raupp. Os dois trabalharam juntos no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 1985 e 1989, quando Raupp era diretor do instituto. Coelho era chefe de cooperação internacional e de gabinete de Raupp. Também no Inpe, Coelho coordenou o programa de satélites feito com a China, chamado CBERS.

A presidencia da AEB estava sendo ocupada interinamente, desde janeiro, por Thyrso Villella, diretor da área de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB. De acordo com a assessoria da agência, uma cerimônia de posse deverá ser realizada até o fim da próxima semana.

comments powered by Disqus