Notícias
Divulgação PRT
futurista

Aeroporto de Londres adota solução para Olimpíadas 2012

Vanessa Barbosa - Exame.com - 18/08/2011

Verde é a palavra de ordem em Londres. Dos estádios ao transporte, nada fica de fora dos planos da capital britânica de realizar os Jogos Olímpicos mais sustentáveis de que o mundo já teve notícia. A pouco mais de um ano para o grande evento, o principal aeroporto da cidade, o Heathrow Iternational - e o quarto mais movimentado do planeta -, vai expandir um sistema que vinha sendo testado desde abril em um de seus terminais.

São 22 carrinhos elétricos, que dispensam motorista, usados para levar os passageiros do aeroporto aos bolsões de estacionamento e vice-versa. Cada veículo, que comporta até quatro pessoas, trafega sobre uma pista exclusiva a uma velocidade de até 40 km/h e tem emissão reduzida de poluentes. Ao passageiro, cabe o simples trabalho de acionar em uma tela o destino desejado. O tempo da viagem entre o terminal e o estacionamento é de cerca de quatro minutos.

Os "Ultra", como são chamados, fazem parte do programa "Sistema de trânsito pessoal rápido" (PRT, na sigla em inglês) e substituíram pelo menos dois ônibus a diesel que eram usados para transporte de passageiros no aeroporto. Além do ganho ambiental óbvio, o sistema ajuda a evitar lotações e diminuir o tempo de espera. Bem sucedido na fase de testes, o sistema será estendido agora para todos os outros terminais do aeroporto, que, no próximo ano, deve receber pelo menos 80% de todos os atletas, dirigentes e espectadores dos jogos olímpicos. Uma solução prática, eficiente e "ecofriendly".

comments powered by Disqus