Notícias
fauna brasileira

Adriano Gambarini lança livro sobre o lobo-guará, em SP

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 11/12/2013

[img1][box-leia]Ao contrário do que você ouviu na infância, o lobo-guará não é exatamente como os lobos retratados nas histórias. Muitas pessoas não gostam da espécie por medo, fantasia ou por temer que eles ataquem criações de aves. Com tom vermelho-dourado (em Tupi-Guarani, "guará" significa "vermelho"), vive sozinho, é tímido e se alimenta, boa parte do ano, de frutos. Mesmo assim, o bicho sofre por não ser conhecido e é injustamente perseguido. Esta e outras ameaças ambientais o colocaram na lista das espécies ameaçadas de extinção.

Para alinhar ciência, cultura e a conservação do lobo-guará, um dos animais-símbolo da fauna brasileira, o fotógrafo Adriano Gambarini*, colaborador da revista National Geographic Brasil, e o biólogo Rogério Cunha de Paula, especialista na espécie, se uniram para produzir o livro Histórias de um Lobo. O lançamento será no dia 14/12, em São Paulo/SP.

Com 164 páginas, a obra traz histórias de lobos, curiosidades, informações científicas traduzidas de forma simples e mais de 150 fotos, selecionadas de um arquivo de cerca de 3 mil imagens sobre o tema. A introdução do livro foi feita por um dos mais importantes naturalistas do mundo, o alemão/norte-americano George Schaller, ícone da conservação da vida selvagem.

O lobo-guará se distribui em vários países da América do Sul, mas sua maior ocorrência está no Brasil, especialmente no Cerrado. Ele está presente em mitos, lendas, na sabedoria popular do interior do país e na literatura brasileira.

HISTÓRIAS DE UM LOBO
Data:
14/12, das 17h às 22h
Local: Galeria Photoarts - Shopping Market Place
Endereço: Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902, 3º piso - São Paulo/SP

*Adriano Gambarini

comments powered by Disqus