Notícias
design para todos

Adélia Borges será curadora da V Bienal Brasileira de Design, em SC

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 05/11/2013

[img1][box-leia]Em maio de 2015, a cidade de Florianópolis/SC sediará a 5ª. edição da BBD - Bienal Brasileira de Design que, segundo seus organizadores, reunirá a melhor produção de design nacional do período.

O comitê do evento selecionou Adélia Borges - jornalista, professora de História do Design e ex-diretora do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo - como curadora.

Com o tema Design para Todos, esta edição da BBD tem como objetivo chamar a atenção para a presença do design em nosso cotidiano. Em nota divulgada à imprensa, a curadora afirmou que é preciso discutir o conceito de design acessível e garantir seu alcance de forma democrática, especialmente em um país desigual como o Brasil.

Experiente na curadoria de exibições em cidades como São Paulo, Amsterdam, Buenos Aires, Milão, Paris e Tóquio, Adélia coordenará exposições e equilibrará a dimensão internacional da BBD com a empatia do estado-sede, Santa Catarina. A previsão é que, até abril de 2015, a curadora finalize o projeto para o evento.

A primeira edição da BBD foi realizada em São Paulo/SP, em 2006, e exibiu 600 produtos. Esse número dobrou, em 2008, em Brasília/DF. Em 2010, foi realizada em Curitiba/PR, e teve como tema "Design, Inovação e Sustentabilidade". Belo Horizonte/MG recebeu a última edição, realizada em 2012. A 5ª. edição será realizada apenas em 2015 em razão dos eventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016.

comments powered by Disqus