Notícias
crime

Acusados de matar casal de extrativistas são presos

Thiago Medaglia - National Geographic Brasil - 21/09/2011

No último domingo (18), durante coletiva na Delegacia Geral de Polícia Civil, em Belém, os irmãos José Rodrigues, de 43 anos, e Lindon Jonhson Silva, 29, foram apresentados à imprensa. Acusados de participação no assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo Ribeiro, os dois foram presos na madrugada de domingo, em uma área de mata fechada no distrito de Maracajá, no sudoeste do estado.

José Rodrigues, acusado de ser o mandante do crime, e Lindon Jonhson, o executor, estavam escondidos em uma casa, mas dormiam em um barraco na mata. De acordo com os policiais, com eles foram encontrados dois revólveres calibre 38 e um 32, além de objetos semelhantes aos utilizados na morte do casal: uma espingarda calibre 20 e uma motocicleta vermelha.

Os acusados serão interrogados e o delegado adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino, alertou que as buscas a Roberto Lopes Teixeira, apontado pelas investigações como o terceiro envolvido no assassinato, prosseguem.

José Cláudio Ribeiro foi morto a tiros com sua esposa em maio deste ano. Símbolo da luta pela castanheira e pela preservação da Amazônia, o extrativista sofreu uma emboscada nas proximidades de sua casa, em Nova Ipixuna, no Pará. Graças às suas denúncias, muitas serrarias foram fechadas na região, em função da derrubada ilegal de castanheiras (árvore protegida por lei) para a produção de madeira e carvão vegetal. As ameaças à sua vida eram constantes.

comments powered by Disqus