Notícias
sacolas plásticas

Abras lança Plano de Ação Sustentável

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 15/03/2011

Hoje, durante o Seminário "Sacolas Plásticas e o Consumidor: Desafios e Estratégias 2011/2015", a Abras - Associação Brasileira de Supermercados lançou o Plano Abras de Ação Sustentável, em parceria com o MMA - Ministério do Meio Ambiente. Uma de suas principais metas é reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o país até 2015; mas, até 2013, a associação vislumbra a redução de 30% desse tipo de sacolas.

O PAS prevê em seu programa, cursos de conscientização na ENS - Escola Nacional de Supermercados, para operadores de caixa e empacotador; além da criação de um sistema de mensuração – por empresa – para acompanhar o cumprimento das metas de redução no uso das sacolas e a elaboração de um Manual de Ações de Boas Práticas no Ponto De Venda (PDV), para conscientização de funcionários e consumidores sobre os benefícios da diminuição. 

Em parceria com o instituto Akatu pelo Consumo Consciente, que esse mês completa 10 anos, a associação também apresenta o Manual de Consumo Sustentável, que traz dicas e orientações aos consumidores dispostos a aderir a ação. Será criada também uma ampla Campanha Publicitária Abras, com outdoors, anúncios de encarte e cartazes no PDV, aberta para adesão voluntária de todas as redes. A Abras também promove a entrega do Prêmio Abras Sustentabilidade, destinado às iniciativas de maior sucesso na redução do consumo de sacolas.

Sussumu Honda, presidente da Abras, destacou a importância da participação do consumidor. “Ela é decisiva nesse processo para que possamos atingir nossa meta”, revelando satisfação ao apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pela associação. "Hoje vendemos muito mais e ao mesmo tempo conseguimos reduzir em quase 22% o uso de sacolas, se comparados os índices de 2007 e 2010: foram 17,9 bilhões de sacolas em 2007, contra 14 bilhões em 2010". A mesma pesquisa ainda aponta que as questões ligadas à preservação do meio ambiente são a segunda maior preocupação de mais da metade dos brasileiros (53%) e que 18,6% dos consumidores já usam sacolas plásticas retornáveis. 

Durante esse encontro, o MMA ainda lançou três cartilhas - organizadas pelo próprio ministério, com colaboração da Abras - para orientar cidadãos, empresas, instituições públicas e gestores municipais na organização de campanhas de uso consciente de sacolas plásticas (leia MMA lança cartilhas de orientação). Em breve, elas estarão disponíveis nos sites do MMA e da Abras, para download. Honda afirmou que tais publicações também são imprescindíveis para o sucesso do Plano, e Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, completou: "Podemos celebrar este dia emblemático. O Governo faz a campanha, mas sem a parceria com a Abras não chegaríamos a resultados tão significativos".

Abras
* MMA

comments powered by Disqus
Leia outras notícias: 29/07/2014 - Feira internacional debate arquitetura sustentável, em SP 29/07/2014 - Pesquisadores desenvolvem teia de aranha sintética 29/07/2014 - MPF recomenda racionamento imediato para salvar o Sistema Cantareira 29/07/2014 - Desmatamento na Amazônia aumenta poluição em países da América do Sul 29/07/2014 - Rio na China fica vermelho-sangue e assusta moradores 29/07/2014 - Carta e Livro: se você gosta de escrever cartas, este projeto é para você! 28/07/2014 - Conferência Ethos 360º: visão multidimensional para a sustentabilidade 28/07/2014 - Defaunação é ameaça crescente no mundo 28/07/2014 - Coração Azul: Cristo Redentor será iluminado contra o tráfico de pessoas 28/07/2014 - E quando a última gota cair? 6 perguntas sobre a crise em SP
Veja todas

Clique e faça o download

Material de etiqueta

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta