Notícias
BAGAGEM CULTURAL

Abraço Cultural: refugiados ensinam idiomas e compartilham experiências culturais

Laís Semis - Planeta Sustentável - 22/05/2015

[img1][box-leia]O Brasil abriga cerca de 7.200 refugiados, de 81 nacionalidades, sendo que as principais origens são a Síria, a Colômbia, Angola e a República Democrática do Congo.

Tendo em vista estes dados - que fazem parte de levantamento realizado pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) em outubro de 2014 - , a plataforma social Atados, que mobiliza voluntários e facilita o engajamento das pessoas em ações, se uniu ao Adus - Instituto de Reintegração do Refugiado Brasil e criou o Abraço Cultural - Curso com Refugiados.

A iniciativa integra refugiados que vivem em São Paulo e possibilita geração de renda, ao mesmo tempo que cria oportunidades para brasileiros – principalmente universitários - aprenderem outros idiomas com professores nativos. E ainda propõe mais: a quebra de barreiras culturais, a troca de experiências e vivências, promovendo a valorização pessoal e cultural dos refugiados.

Este é o primeiro curso de idiomas ministrado por professores em situação de refúgio no país. A turma de estreia está prevista para julho e será no formato intensivo de férias, com duração de um mês. Com aulas convencionais e experienciais - nas quais os alunos têm contato com a cultura do país de origem do professor – o curso oferecerá os níveis básico, intermediário e avançado dos idiomas inglês, francês, árabe e espanhol.

Como os refugiados têm formações diversas – não eram professores em seus países – há uma equipe pedagógica (voluntária) de apoio, responsável por sua capacitação.

E, por enquanto, o curso será realizado apenas em São Paulo, mas, por sua natureza, seus idealizadores não descartam a possibilidade de o projeto se tornar replicável em outras cidades.

Os interessados podem se inscrever até 30/06 pelo site do Abraço Cultural ou das 14h às 17h na sede do Atados, à Rua Capote Valente, 701, Pinheiros, São Paulo, SP.

SERVIÇO
Abraço Cultural - Curso de Cultura e Idiomas com Professores Refugiados (intensivo de férias)
Inscrições:
até 30/06
Data das aulas: 06/07 a 30/07, às segundas, quartas e quintas, das 19h30 às 22h.
Local: BibliASPA - Rua Baronesa de Itu, 639, Santa Cecília, São Paulo/SP.

comments powered by Disqus
Tags: