Notícias
violência sexual

Para 65%, mulher que mostra corpo merece ser atacada

Beatriz Souza - Exame.com - 27/03/2014

[img1][box-leia]Seis em cada 10 brasileiros acreditam que se as mulheres "soubessem se comportar", haveria menos estupros no país. O dado é do estudo "Tolerância social à violência contra as mulheres", divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira, que mostra a visão da população sobre agressões e abusos contra pessoas do sexo feminino.

Nesta mesma direção, 65,1% dos quase 4 mil entrevistados disseram concordar total ou parcialmente que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

E acredite: tanto homens quanto mulheres foram entrevistados. Elas, na verdade, foram a maioria dos consultados no levantamento (66%).

Os resultados foram considerados preocupantes pelo Ipea, que observou contradições na visão dos brasileiros.

Por exemplo, 91% das pessoas questionadas concordam total ou parcialmente que "homem que bate na esposa tem que ir pra cadeia".

Para o instituto, embora a violência física não seja mais tolerada, a grande maioria da população ainda enxerga o homem como o chefe da família e que à mulher cabe "se dar ao respeito" - 34,6% concordam que tem mulher que é para casar e tem mulher que é para cama.

Essa percepção parece ainda mais preocupante diante dos recorrentes relatos de abusos sexuais no transporte público nas cidades brasileiras.

Só na cidade de São Paulo, 30 grupos de molestadores que atuam no Metrô e na Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Os dados do Ipea fazem parte da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), realizada com 3.810 pessoas em 212 cidades de todos os estados do país, entre maio e junho de 2013.

comments powered by Disqus