Notícias
cidades inteligentes

50 anos da arquitetura e urbanismo de Jaime Lerner ganham exposição em Curitiba

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 07/01/2015

[img1][box-leia]O curitibano Jaime Lerner é um dos nomes mais respeitados no urbanismo nacional e internacional. Visionário, suas obras foram implementadas em diversos outros países para melhorar a mobilidade das cidades.

Para celebrar seus 50 anos de carreira, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, realiza mostra retrospectiva que faz panorama dos trabalhos de Lerner. "Das Vozes da Cidade", que tem curadoria de Valéria Bechara, reúne fotografias, maquetes, desenhos, vídeos e depoimentos.

O arquiteto paranaense teve uma importante carreira política na capital do estado. Foi governador por duas gestões e prefeito de Curitiba em três mandatos. Um dos seus principais legados para a cidade foi na área do transporte público coletivo. Jaime Lerner concebeu os corredores de ônibus, onde trafegam os "ligeirinhos", como são chamados pelos curitibanos. O sistema dá mais rapidez aos veículos e maior conforto aos usuários.

Entre outras obras que se tornaram referência estão o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. O projeto do edifício do Museu Oscar Niemeyer também é de sua autoria. Durante a abertura da mostra, Jaime Lerner lançou seu livro de crônicas - Quem cria, nasce todo dia. Publicado pela Travessa dos Editores, conta com mais de 80 textos que passam pelas lembranças da infância, primeiros trabalhos, viagens pelo mundo, vida em família e política.

A exposição no MON ficará em cartaz até 15/03. Depois de Curitiba, vai percorrer outras cidades brasileiras e o exterior.

"DAS VOZES DA CIDADE - JAIME LERNER"’
Data: 11/12/2014 até 15/03/2015
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba - PR
Horário: terça a domingo, 10h às 18h
Entrada: entre 3 e 6 reais
Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam entrada

comments powered by Disqus
Tags: