Notícias
mais verde

5 jardins verticais para casa

Jéssica Michellin - Casa.com.br - 30/03/2015

[img1][box-leia] Apesar de serem uma ótima solução para trazer o verde para apartamentos, os jardins verticais ficam super bem em espaço maiores também e dão charme a paredes de quintais ou de áreas externas de casa.

Confira algumas ideias abaixo:


1) Nesta residência, o engenheiro agrônomo Marcel Barbosa projetou um jardim vertical de 2,5 x 4,5 m de samambaias americanas e pepetômias variegatas.
[img2]


2) Construído a partir de módulos cerâmicos contínuos, o jardim vertical fica no pátio interno desta casa em Rio Claro (SP). Peperômias variegatas, véu de noiva, bromélias compactas e peixinhos rubros são algumas das espécies escolhidas para compor o espaço de 12,54 m². O jardim ainda conta com teto de vidro móvel automatizado. O projeto é da arquiteta Maria Jocelei Steck.
[img3]


3) A arquiteta e paisagista Rafaela Novaes optou pelas plantas liriope, mini antúrio branco, véu-de-noiva, peixinho, columéia-batom, dentre outras. Ao todo, o espaço tem 3 x 5,20 m.
[img4]


4) Para trazer mais verde à área da piscina sem afetar a cisterna, a arquiteta e paisagista Maria Paula Orlando utilizou jardins verticais da GreenWall Ceramic. Com sistema de irrigação automatizado, o jardim permite a escolha de qualquer acabamento. A escolha da arquiteta foi o revestimento em travertino, mesmo material do piso. No espaço de 8,4 x 1,0 m, há liríope verde, bromélias e orquídeas.
[img5]


5) Três módulos independentes compõem este jardim vertical, fornecidos pela Green Wall Ceramic. Cada um deles tem sistema de drenagem e irrigação automatizado. Dois módulos estão sob sol direto e, para esta situação, as espécies escolhidas são as que possuem flores. Já o último módulo, sob um jardim suspenso com uma cascata, foi possível explorar espécies de sombra e meia sombra, como as orquídeas e avencas. "Para todos os módulos as plantas foram dispostas de forma a não criar grandes "manchas" homogêneas, mas sempre respeitando o porte e crescimento das espécies para que não ocorra o encobrimento de alguma planta", conta o arquiteto Matheus Carnielli Penteado, responsável pelo projeto. O módulo 1 tem 5,64 m² de área. Já o 2, 5,28 m² e o 3, 3,51m².
[img6]

comments powered by Disqus
Tags: