Notícias
combate à desnutrição

27/11 é proclamado Dia de Combate à Fome Oculta

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 27/11/2013

[img1]

[box-leia]Você já ouviu falar em fome oculta? Trata-se de uma síndrome caracterizada pela desnutrição de micronutrientes essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo dos seres humanos. A doença atinge, principalmente, crianças - de todas as classes sociais - e, no Brasil, já é detectada em cerca de 40% dos pequenos. 

Para levantar a bandeira da importância de combater o problema, o Projeto Arroz Vitaminado - uma parceria entre as instituições internacionais PATH e GAIN - chega ao Brasil e proclama 27/11 como o Dia Nacional de Combate à Fome Oculta. O lançamento da efeméride aconteceu nesta quarta-feira e contou com apoio de peso: Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica se tornaram embaixadores da causa. 

A partir de agora, a galerinha mais famosa dos quadrinhos brasileiros vai ajudar a espalhar a mensagem de que uma das maneiras mais baratas e efetivas de combater a fome oculta é incentivar a produção e o consumo de alimentos básicos fortificados

A tecnologia para a fabricação de arroz vitaminado já foi importada, gratuitamente, pela PATH e GAIN para o Brasil. A metodologia foi repassada para a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, que confere o selo de qualidade Arroz Vitaminado para os produtos que já são submetidos à técnica de fortificação. 

Com a adesão da Turma da Mônica e de Maurício de Sousa à causa, banners da Mônica ao lado de sua mãe, Dona Luísa, serão colocados nos corredores de supermercados do Brasil, para lembrar os consumidores a respeito da importância de verificar quais marcas possuem o selo de qualidade Arroz Vitaminado. 

Além disso, em 2014, serão distribuídas - em escolas e instituições envolvidas com crianças - uma revista em quadrinhos com os personagens da Turma da Mônica que explica o que é o arroz vitaminado e por que é tão importante garantir uma alimentação saudável na infância. 

"A Turma da Mônica não poderia deixar de dar apoio a uma iniciativa como o Projeto Arroz Vitaminado, que melhora a saúde da criançada e que é pensada para combater um problema que atinge os brasileiros, mas também tem alcance mundial", diz Maurício de Sousa.

comments powered by Disqus