Notícias
30 anos de premiação

25º Prêmio Jovem Cientista: Cidades Sustentáveis

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 26/04/0211

Filtros elétricos sintonizáveis, cinzas de carvão, embriões de ostras, células-tronco, bananas, sucata eletrônica, borboletas, algas e cascas de camarão. A diversidade dos materiais usados por vencedores do Prêmio Jovem Cientista, em suas 24 edições, mostra os desafios que os pesquisadores enfrentaram para transformar cada um deles em soluções para problemas encontrados no dia a dia.

Considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, esse ano, o Prêmio Jovem Cientista, comemora 30 anos de existência e lança o tema da 25ª edição: Cidades Sustentáveis.

O lançamento acontece na próxima quarta-feira, 27/04, às 18h, no Teatro Nacional, em Brasília, durante o evento de comemoração aos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), idealizador do prêmio, quando será assinado acordo de cooperação entre os parceiros da iniciativa.

Nesta edição aparecem temas como: Ambientes sustentáveis; Gestão das águas no meio urbano; Vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades; Políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo; Cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental, entre outros.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 2 de maio, quando entra no ar o novo site do Prêmio. Lá, estarão disponíveis o regulamento e todas as informações sobre a premiação.

comments powered by Disqus