Notícias
VIRADA DO CLIMA

24 razões para acreditar que vamos superar as mudanças climáticas

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 17/09/2014

[img1][box-leia]Por 24 horas (de 16 a 17/9, às 13h), Al Gore - ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz - promove transmissão ao vivo (streaming) do evento mundial 24 Hours of Reality há quatro anos.

Esta edição, intitulada 24 Reasons for Hope (24 Razões para Acreditar, em tradução livre do inglês), apresenta um motivo por hora para crer que a crise do clima será superada se todos fizerem a sua parte. Espalhar boas notícias e soluções inovadoras que já existem é uma boa forma de ajudar, segundo Al Gore.

Abaixo, estão as 24 razões listadas pela organização e apresentadas, comentadas e compartilhadas durante esta "virada" mundial pelo clima:

1) O uso de energias renováveis está crescendo e ficando mais barato, graças ao avanço das tecnologias limpas. Exemplo disso é a explosão de instalação de painéis fotovoltaicos de energia solar nos EUA.

2) O preço do telhado solar agora está mais competitivo em quase 80 países, onde o custo é menor ou igual ao cobrado pelos serviços públicos.

3) O progresso notável do mercado de armazenamento de energia pode garantir a redução da poluição climática. Quanto mais energia armazenada, mais viáveis se tornam as renováveis.

4) A rede elétrica está evoluindo, tornando-se mais eficiente e confiável. Um grande passo para a energia sustentável para todos.

5) Indústria e mercado dos carros elétricos estão crescendo. Com a queda dos preços, mais pessoas podem ter acesso a esses veículos, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

6) O transporte está ficando mais eficiente e o transporte público está crescendo conforme as pessoas percebem os benefícios de não usarem carros sozinhas.

7) Eficiência energética está melhorando globalmente e ajudando a poupar o dinheiro das pessoas. Fazer mais com menos é uma tendência no setor de energia, em grande parte graças aos avanços crescentes em tecnologia.

8) Os EUA ficaram sérios quanto às emissões de usinas de energia movidas a carvão. Na 8ª hora do evento, será ressaltada a importância da ação da administração do presidente norte-americano Barack Obama para garantir a liderança do país na regulamentação de usinas à carvão.

9) Grandes negócios e marcas globais estão ficando mais verdes. As energias limpas podem contribuir de várias maneiras para o sucesso das empresas, seja economizando dinheiro ou agradando consumidores.

10) Religiões estão abraçando a energia renovável, mostrando que líderes de fé respeitados e suas comunidades estão priorizando a proteção do planeta.

11) Jovens e estudantes têm impulsionado a expansão da energia limpa com inovação, inspirando uma mudança real na crise climática em todo o mundo.

12) A maré está mudando na opinião pública conforme mais pessoas entendem a realidade das mudanças climáticas e demandam ações imediatas de seus líderes.

13) Renováveis estão reduzindo a pobreza e expandindo o acesso à energia a milhões de pessoas em países em desenvolvimento.

14) Energia limpa salva vidas e torna o mundo mais seguro ao reduzir a dependência dos países em combustíveis fósseis.

15) O uso de renováveis melhora a saúde pública. Aumentar o uso de energia limpa significa ter água, terra e ar mais limpos também.

16) As florestas estão melhor protegidas por várias nações, que buscam reverter anos de desmatamento e preservar o capital natural.

17) A agricultura sustentável está crescendo e garantindo a subsistência. O movimento defende que é preciso alimentar a população crescente ao mesmo tempo em que defende o planeta com uma agricultura mais preocupada com emissões.

18) Renováveis estão estimulando o crescimento de emprego em todo o mundo, o que prova que a energia limpa é um ponto de ascensão para a economia.

19) Muitos países estão no caminho certo para reduzir emissões, criando modelos para todo o mundo de ação real contra a mudança do clima.

20) A China está fazendo grandes investimentos em energia limpa. A nação mais populosa e poluidora do mundo percebeu a importância de utilizar renováveis para crescer e prosperar.

21) As principais instituições financeiras estão apostando nas renováveis. Enquanto fontes poluidoras de energia estão perdendo brilho, as fontes limpas estão atraindo atenção e investimentos.

22) Entidades vêm fazendo progressos em renováveis e eficiência em todo o mundo, conforme líderes locais, estaduais e regionais escutam a população e priorizam a ação climática.

23) Muitas cidades estão criando novos modelos de desenvolvimento sustentável, usando renováveis e eficiência energética para um crescimento inteligente.

24) O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon está unindo nações na direção de um acordo climático global forte, que será aprovado na COP de Paris, em dezembro de 2015.

E você? Que outras razões tem para acreditar que é possível reduzir o aquecimento global?

comments powered by Disqus
Tags: