Notícias
23 usinas nucleares estão em áreas de tsunamis
perigo

23 usinas nucleares estão em áreas de tsunamis

Vanessa Daraya - Info - 24/09/2012

Uma equipe de cientistas desenhou um mapa de zonas geográficas do mundo com riscos de tsunamis. Então, eles descobriram que 23 usinas nucleares com 74 reatores em funcionamento ou em construção estão em áreas potencialmente perigosas. A lista inclui Fuskushima I.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e foi publicado no jornal Natural Hazards. Dessas 23 usinas nucleares, 13 têm 29 reatores ativos. Outras quatro têm 20 reatores e estão em expansão para abrigar mais nove. Além disso, há sete novas usinas em construção com 16 reatores.

Tsunami é sinônimo de destruição de cidades. Desde que a costa do Japão foi devastada em março de 2011, os cientistas sabem que eles também causam desastres nucleares. Isso coloca a população em risco e polui o meio ambiente. Como o fenômeno é difícil de ser detectado, os pesquisadores resolveram mapear usinas em risco.

Para desenvolver o mapa, os cientistas usaram registros arqueológicos, geológicos e históricos. Debarati Guha-Sapir, um dos autores do estudo, explica que o impacto do desastre natural piora com a crescente interação com usinas nucleares.

O risco desses desastres naturais ameaça praticamente toda a costa oeste do continente americano. Mas a Costa Atlântica da Espanha e de Portugal, a costa do Norte de África, o Mediterrâneo Oriental e áreas da Oceania, especialmente no Sul e Sudeste da Ásia estão em maior risco por causa das usinas nucleares.

China, uma potência nuclear em perigo - 27 de 64 reatores nucleares que estão em construção no mundo ficam na China. Este é um exemplo do investimento maciço em energia nuclear do país. Os autores do estudo destacam que 19 (dois dos quais estão em Taiwan) dos 27 reatores estão em construção em áreas identificadas como perigosas.

No caso do Japão, que sofreu terríveis consequências em 2011, há sete usinas nucleares com 19 reatores em risco, um dos quais está em construção. A Coreia do Sul começou a expandir duas usinas nucleares, mas tem cinco reatores em risco. Índia (dois reatores) e Paquistão (um reator) também podem sentir as consequências de um tsunami em suas usinas.

comments powered by Disqus