Você apaga a luz antes de sair do aposento?
Recicla o lixo de sua casa? Usa menos o carro?


Se há algo que aprendemos quando começamos a atuar na área da sustentabilidade é que os resultados às vezes demoram e podem não ser o que esperávamos, mas sempre, com certeza, trarão um grande aprendizado.

Algo importante que aprendi com a experiência é que se realiza muito mais quando os projetos de sustentabilidade estão alinhados à missão e ao negócio da empresa. Esta talvez seja a principal razão do sucesso do Planeta Sustentável.

O Planeta Sustentável é o primeiro projeto liderado por uma grande empresa de comunicação a debater, informar e produzir conhecimento sobre Sustentabilidade de maneira sistemática para os mais diversos públicos. Com o apoio das empresas parceiras CPFL Energia, Bunge, SABESP, Petrobras, Grupo Camargo Corrêa e CAIXA, este movimento lançado pela Editora Abril combina um detalhado planejamento anual à realização de novas ações para atender esta missão: disseminar informação e referências sobre sustentabilidade.

Participam do Planeta Sustentável 38 publicações. Em três anos de movimento, completos em junho de 2010, foram mais de 3 mil páginas publicadas pela Abril. Todas essas reportagens e mais 4 mil conteúdos exclusivos compõem o maior site dedicado ao tema no país. Para as crianças de 6 a 12 anos, o site Meu Planetinha apresenta reportagens, vídeos, pesquisas, testes e resenhas de livros e filmes.

Dicas de como incorporar a sustentabilidade ao cotidiano foram reunidas no Manual de Etiqueta para um Planeta Sustentável. As duas edições do guia somam 5,2 milhões de cópias distribuídas. Hoje já são 120 dicas, todas disponíveis no site. O Planeta Sustentável realiza também campanhas de conscientização em mais de 150 páginas duplas da Editora Abril. Para nos auxiliar na definição de temas abordados e outros planos de atuação, contamos com um Conselho Consultivo composto por 41 conselheiros de diversos setores, entre especialistas, jornalistas e executivos da Editora Abril e das empresas parceiras.

O evento Planeta no Parque, realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, já faz parte do calendário da cidade. Milhares de pessoas participam de atividades como shows e oficinas que apresentam, de maneira divertida, práticas mais sustentáveis. E desde 2009 o Prêmio Planeta Casa, iniciativa pioneira da revista Casa Claudia, foi incorporado ao calendário do movimento com a missão de valorizar soluções, empresas e profissionais das áreas de arquitetura, construção e decoração engajados em conciliar conforto e bem-estar com total respeito ao planeta.

Três anos de movimento. Resultados? Falamos com mais de 15 milhões de pessoas por ano. Essa é nossa audiência em revistas, sites, eventos e redes sociais. Para acompanhá-las, realizamos a pesquisa “Performance Planeta Sustentável” (Studio Ideas) em 2008 e 2009: 77% dos leitores das revistas e 81% dos internautas mudaram suas atitudes após conhecerem o Planeta Sustentável. E, comparativamente, há um crescimento na adoção de boas práticas em toda a audiência. “Você apaga a luz antes de sair do aposento onde está?”: em 2008, 64% responderam que sim; em 2009, 82%. “Você recicla o lixo de sua casa?”: em 2008, 27% reciclavam; em 2009, esse número dobrou: 62%. “Você usa menos o carro?”: em 2008, 17% disseram sim; em 2009, foram 32%.

Estamos no caminho do futuro. Há muito por fazer agora. Nosso papel em produzir conhecimento por um mundo melhor continua. Por um Planeta Sustentável.