Glossário

MDL, GRI, IPCC, IDH. Aprender o significado dessas siglas - que cada vez mais ganham espaço nos noticiários e nas discussões cotidianas - é uma forma de entender os movimentos e avanços que levam à construção de um Planeta Sustentável.Descubra o que significam esses e outros termos, navegando no menu abaixo.

próxima >

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Os 8 ODMs - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos pela ONU - Organização das Nações Unidas em 2000, são um conjunto de metas estabelecidas para a erradicação ou diminuição dos maiores problemas mundiais, como a pobreza e a fome, a mortalidade infantil e a falta de acesso ao ensino básico.

Com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver, os ODMs foram assumidos pelos governos dos 191 países membros da organização e devem ser cumpridos até 2015. No Brasil, são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Fonte: PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Metas, nos moldes dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordadas na Rio+20. A intenção é que as ODSs sejam assumidas por todos os países-membros da ONU após 2015, quando expira o prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Observação de aves

A observação e o estudo das aves na natureza é uma atividade que pode ser feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos e câmeras. A observação de aves envolve também a audição, já que grande parte dos pássaros pode ser notada e identificada mais rapidamente pelos sons. A principal motivação dos adeptos da observação de aves é recreativa e social - o que distancia esta atividade da ornitologia, que utiliza métodos científicos mais formais para o estudo dos pássaros.

Observatório do REDD

Plataforma na internet que divulga informações sobre projetos e programas de REDD - Redução de Emissões por Desmatamento Degradação. Permite o monitoramento e o debate sobre políticas públicas relacionadas a REDD, clima e serviços ambientais. A página de cada projeto cadastrado permite espaço para um fórum, estimulando o diálogo entre beneficiários e financiadores desses projetos. Há também notícias, fórum sobre políticas públicas, galeria de vídeos e fotos e um "ABC do REDD".

*Observatório do REDD

O Futuro que Queremos

Documento resultante da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Seu texto recomenda ações para diversos desafios globais no caminho para o desenvolvimento sustentável - entre eles, acesso universal à água e energia, aumento da oferta de emprego, produção e consumo sustentáveis, diminuição das desigualdades e segurança alimentar.

Saiba mais em:
Rio+20: dez pontos de atenção do documento oficial
Ban Ki-moon destaca sete êxitos do documento final da Rio+20 e outros resultados da Conferência

Oleaginosas

São plantas cujos frutos contêm uma alta dose de óleo e podem ser utilizadas para a produção de óleo vegetal como soja, dendê, girassol, amendoim e gergelim. No Brasil, utilizam-se as oleaginosas também para a produção de biodiesel.

Omitologia

Observação de aves que utiliza métodos científicos mais formais do que a simples prática, para o estudo dos pássaros.

Onívoro

Indivíduo que se alimenta de carne e de vegetal.

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

Também chamada de Organização Não-Governamental, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades que visam alterar situações econômicas, sociais ou ambientais de uma região, país ou do mundo. Pode financiar suas próprias ações ou receber apoio de instituições públicas ou privadas.

Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Fundada em 1919 pela Conferência da Paz, após a Primeira Guerra Mundial. A OIT tem como objetivo promover a justiça social e é a única das agências do sistema da ONU com estrutura tripartite, na qual os representantes dos empregadores e dos trabalhadores têm os mesmos direitos que os do governo. No Brasil, a OIT está presente desde 1950 com programas e atividades.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi criada em 1948 para liderar questões relacionadas à saúde mundial, formatar a agenda de pesquisas em saúde, estabelecer normas e padrões, além de monitorar e assessorar os países.

Organização Mundial do Comércio (OMC)

Organização internacional que conta com o apoio de 149 países-membros. O objetivo da instituição é regulamentar o comércio mundial e resolver disputas comerciais entre seus membros.

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

A OCDE é uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado. Tem sua sede em Paris, França. Criada depois da Segunda Guerra Mundial com o nome de Organização para a Cooperação Econômica Européia tinha como propósito coordenar o Plano Marshall. Em 1961, converteu-se no que hoje conhecemos como a OCDE, com atuação transatlântica e depois mundial.

Na OCDE, os representantes dos países membros se reúnem para trocar informações e definir políticas com o objetivo de maximizar o crescimento econômico e o desenvolvimento dos países membros. Originalmente 20 países firmaram a Convenção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em 14 de dezembro de 1960. Desde então, mais 10 países se tornaram membros da Organização.

Os países membros da OCDE são: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Coréia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, Suécia, Suíça e Turquia.

Fonte: Controladoria Geral da União

Oscilação do Atlântico Norte

Sistema climático que consiste na existência de diferentes pressões atmosféricas no nível do mar perto da Islândia e dos Açores. A Oscilação do Atlântico Norte afeta diretamente o clima na Europa.

Osmose revertida

Processo inverso à osmose que envolve a passagem de uma solução por uma membrana, que separa o soluto, o sal, do solvente, a água.

Outorga

É um dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, mecanismo pelo qual o usuário recebe uma autorização para fazer uso do corpo hídrico para captação ou lançamento de efluentes.

Fonte: Desafios do Regulador, Jerson Kelman. Editora Synergia