Glossário

MDL, GRI, IPCC, IDH. Aprender o significado dessas siglas - que cada vez mais ganham espaço nos noticiários e nas discussões cotidianas - é uma forma de entender os movimentos e avanços que levam à construção de um Planeta Sustentável.Descubra o que significam esses e outros termos, navegando no menu abaixo.

próxima >

ICLEI

É a sigla do Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais locais, criado em 1990, pela ONU - Organização das Nações Unidas. Seu papel é fomentar um movimento mundial de governos locais com o objetivo de obter melhorias tangíveis de sustentabilidade global, com foco ambiental.

ICMS Ecológico

Mecanismo, criado nos anos 90, que permite que parte dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados brasileiros por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja repassado aos municípios e investido em questões ambientais, como gestão de resíduos, tratamento de esgoto e combate ao desmatamento.

Leia também:
Dados do ICMS Ecológico no Brasil
Como está o ICMS Ecológico do seu Estado?
ICMS ecológico tem adesão quase total

IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano é um contraponto ao indicador do PIB - Produto Interno Bruto do países, para avaliar o desempenho dos países. O cálculo foi criado por Mahbul uh Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, para a ONU - Organização das Nações Unidas. Foi publicado, pela 1ª vez, em 1990, e recalculado desde 1975. São avaliados: expectativa de vida, alfabetização de adultos, taxa bruta de matrícula e PIB per capita em dólares. O índice varia de zero a um. Fonte: PNUD

Ignacy Sachs

Economista e co-diretor do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo, da Escola de Altos Estudos de Paris. Nasceu em 1927 na Varsóvia, Polônia, e dedica-se a temas sociais e ambientais. Sachs é autor de mais de 20 livros, sendo vários sobre o Brasil.

Ilhas de calor urbanas

A substituição dos materiais naturais pelos urbanos provoca mudanças nas características da atmosfera local. Devido a isso, a temperatura aumenta nos grandes centros, causando o fenômeno chamado ilha de calor. Trata-se de uma anomalia térmica onde o ar da cidade se torna mais quente que o das regiões vizinhas. Existem diversos fatores que contribuem para a formação das ilhas de calor, como o aquecimento da camada de ar mais próxima do solo, devido à grande quantidade de poluentes na atmosfera, principalmente o CO2; o uso de ar condicionado e refrigeradores; a fumaça emitida pelos veículos e chaminés industriais; a grande concentração de edifícios, que impede a chegada da energia solar à superfície; em função das propriedades térmicas dos materiais urbanos, o calor é rapidamente absorvido durante o dia e facilmente liberado à noite; a retirada da vegetação e a diminuição de superfícies líquidas diminuem a evapotranspiração e aumentam o calor.

Fonte: INPE

Impacto humano per capita

Consumo médio de recursos e produção de rejeitos de uma pessoa: muito mais alto para cidadãos modernos do Primeiro Mundo do que para modernos cidadãos do Terceiro Mundo ou qualquer outro povo do passado. O impacto total de uma sociedade é igual ao impacto per capita multiplicado pelo seu número de pessoas.
Fonte: Colapso - Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. Jared Diamond, Editora Record

Impactos

Efeitos em sistemas naturais ou humanos. O termo pode se referir aos efeitos do clima extremo e das mudanças climáticas.

Impactos geralmente se referem aos efeitos - nas vidas, meios de sustento, saúde ecossistemas, economias, sociedades, culturas, serviços e infraestrutura - resultantes da interação da mudança do clima ou eventos extremos do clima ocorridos durante um período específico, levando em conta a vulnerabilidade e a exposição de uma sociedade ou sistema.

Impactos também podem se referir a consequências. Impactos das mudanças climáticas em sistemas geofísicos - incluindo enchentes e aumento do nível do mar - são resultados dos impactos chamados de "impactos físicos".

Implementação conjunta

Modalidade de acordo negociada bilateralmente, de execução conjunta entre países integrantes do Anexo I.

Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Incentivos de Mercado

São medidas de regulação, como fixação de preços, subsídios e impostos, que têm a meta de superar as barreiras para a implementação de tecnologias limpas, por parte dos ‘poluidores’, a fim de reduzir as emissões de GEEs - gases de efeito estufa.

Inclusão produtiva

Investimento social e econômico que visa subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que garantam aos grupos populares meios e capacidade produtiva e de gestão.

Inclusão Social

Forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas.

Indicador

Qualquer informação de caráter quantitativo, em uma unidade de tempo, resultante do cruzamento de pelo menos duas variáveis primárias.

Indicadores

Conjunto de itens quantificados para efeito de avaliação do desempenho de processos, produtos e das empresas como um todo. Eles têm a função de monitorar os resultados, visando a melhoria.

Indicadores Ethos

Ferramenta de gestão e planejamento que indica, a partir situação da empresa, políticas e ações voltadas para o aprofundamento de seus compromissos sociais. Os indicadores referem-se aos seguintes temas:
- Valores e Transparência
- Comunidade interna
- Meio ambiente
- Fornecedores
- Consumidores
- Comunidade
- Governo e Sociedade

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), são considerados três fatores para calculá-lo: educação, longevidade e renda. O IDH varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o bem-estar de uma população. Em 2006, o país que teve o índice mais elevado foi a Noruega (0,965), seguido da Islândia e Austrália.

Índice de Progresso Social (IPS)

Criado em 2013 pela organização global Social Progress Imperative, o Índice de Progresso Social (IPS) mede resultados de progresso social dos países de acordo com o desempenho social e ambiental.

O IPS avalia 54 indicadores e considera três dimensões:
- Necessidades Humanas Básicas;
- Fundamentos para o Bem-Estar, e
- Oportunidade.

Leia também: Índice de Progresso Social da Amazônia é inferior à média do Brasil

Índice de Prosperidade da Cidade (CPI)

Ferramenta criada pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o objetivo de medir o progresso nas cidades com base em cinco áreas, consideradas pela ONU essenciais para o desenvolvimento sustentável dos municípios. São elas:
- produtividade;
- infraestrutura;
- igualdade;
- qualidade de vida e
- sustentabilidade ambiental.

Saiba mais em: ONU lança Índice de Prosperidade da Cidade .

Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE)

Inspirado em experiências internacionais, é o índice da Bovespa composto somente por ações de empresas que se destacam em responsabilidade social e sustentabilidade.

Inflação climática

Termo usado pelos especialistas para se referir ao impacto que as mudanças climáticas têm sobre o preço dos alimentos.

Isso porque os eventos extremos do clima - como enchentes, secas, ondas de calor e tornados - atingem a agricultura, diminuem as safras e, consequentemente, encarecem os alimentos.

O mundo já sofreu dois grandes picos de inflação climática - o primeiro em 2006 e o segundo, mais intenso, em 2011 - e, até hoje, não se recuperou. Segundo a ONU, os preços dos alimentos ainda estão 80% acima dos índices de 2006, quando ocorreu a primeira alta.

Leia também:
Inflação climática: alimentos estão mais caros e a culpa (também) é do clima

Iniciativa Amazônia Viva

Iniciativa criada em 2008 pela Rede WWF que busca promover a conservação transfronteiriça da Amazônia.

A ideia é unificar os esforços de proteção ao bioma feitos pelos nove países da América do Sul que o abrigam para garantir uma Amazônia ecologicamente saudável e que mantenha sua contribuição ambiental e cultural às populações locais e ao mundo, por meio da manutenção dos processos e serviços ecológicos.

"As forças que moldam o bioma Amazônia vão muito além de um contexto local e não conhecem fronteiras políticas. Sendo assim, não podemos mais trabalhar em cima de peças isoladas do quebra-cabeça. Precisamos considerar o bioma como um todo, a fim de assegurar a viabilidade de todo o sistema", explica o WWF no site da Iniciativa Amazônia Viva.

Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA)

Prevê a construção de uma rede de grandes obras de infraestrutura no continente, como estradas, hidrovias, portos, e conexões de sistemas energéticos e de comunicações.
Fonte: Revista Página 22, nº 30, maio 09

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

É uma associação de consumidores sem fins lucrativos fundada em 1987. Tem como objetivo promover a educação, a ética nas relações de consumo, conscientizar e defender os direitos do consumidor com independência política e econômica.
IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Organização social sem fins lucrativos criada em 1998, cuja missão é sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Fonte: http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/Default.aspx

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)

Instituição de pesquisas sem fins lucrativos fundada em 1990 e com sede em Belém, PA. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação de informação e formação profissional.
Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia

Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora)

Entidade nacional criada em 1995 para implantar o sistema de certificação do FSC no Brasil. Hoje, o Imaflora atua nacionalmente com uma estrutura baseada em cinco programas: Certificação Florestal (PCF), Certificação Agrícola (PCA), Treinamento e Capacitação (PTC), Políticas Públicas (PPP) e Consumo Responsável (PCR).
Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Instituto Socioambiental (ISA)

Associação sem fins lucrativos, fundada em 1994 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) em 21 de setembro de 2001. Tem como objetivo principal defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
ISA - Instituto Socioambiental

Inventário de Emissões

Os gases de efeito estufa são inventariados por todos os países que fazem parte da Convenção do Clima e todos seguem uma metodologia comum.

Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Inventário Florestal Brasileiro (IFB)

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que visa aprofundar o conhecimento a respeito das florestas do país para, assim, traçar políticas públicas mais eficientes para seu uso e conservação.

O primeiro Inventário Florestal Brasileiro (IFB) foi feito na segunda metade da década de 1970. Os resultados da iniciativa foram divulgados em 1983 e, desde então, não mais atualizados.

Em 2010, o MMA divulgou a intenção de fazer novo IFB, mais completo. A iniciativa começou em 2011, em fase de testes, nos Estados de Santa Catarina e Distrito Federal e, em 2013, foi expandida para o restante do país - sobretudo para a Floresta Amazônica.

O novo Inventário Florestal Brasileiro está previsto para ser concluído em 2016.

Saiba mais em:
Brasil faz novo inventário florestal após quase 40 anos

Inversão térmica

Fenômeno atmosférico que ocorre, principalmente, em grandes centros urbanos, onde a poluição é maior. A inversão térmica é ocasionada quando uma camada de ar frio (mais pesada) desce e fica mais próxima do solo, fazendo com que a camada de ar quente suba e impeça dispersão dos poluentes.

Investimento Social Privado

Uso de recursos, por parte das empresas, para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. O que o diferencia da doação assistencialista é o foco no planejamento, monitoramento das atividades desempenhadas com acompanhamento de equipes de profissionais, avaliação dos resultados e das transformações geradas, e a participação da comunidade.

IPBES

Conhecido como o IPCC da biodiversidade, o IPBES - sigla em inglês para Plataforma Intergovernamental sobre Serviços de Ecossistemas e da Biodiversidade - tem como função básica fazer uma ponte entre ciência e política. A ideia é organizar todo o conhecimento acadêmico que já existe a respeito da biodiversidade do planeta para orientar o processo de criação de políticas internacionais sobre o tema.

O trabalho do IPBES conta com o auxílio de quatro organismos da ONU, que também estão responsáveis pelo secretariado da nova plataforma, sediado na cidade de Bonn, na Alemanha:
- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma);
- Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco);
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Fao) e
- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Leia também:
ONU realiza primeira reunião do IPCC da Biodiversidade
ONU cria plataforma para ecossistemas e biodiversidade
Plataforma sobre Biodiversidade define sua estrutura
Governos aprovam órgão mundial para biodiversidade

IPCC

Sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, foi estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O painel avalia de forma direta a informação científica, técnica e sócio-econômica que seja relevante para entender os riscos da mudança climática, causada por ações humanas e seus potenciais impactos e opções para a adaptaçãõ e a mitigação.

ISO 14.000

Norma internacional da ISO (International Standardization for Organization ) que auxilia as organizações na introdução e no aperfeiçoamento de seu Sistema de Gestão Ambiental. A série 14.000 foi criada em 1995 e estabelece padrões internacionais de manejo sustentável de recursos naturais.

IUCN

É a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, rede ambiental, com sede na Suíça, que reúne mais de 1000 órgãos de governo e ONGs em 160 países. Produz um relatório detalhado sobre o estado de conservação de variadas espécies do planeta conhecido como "Lista Vermelha da IUCN". Atualizada periodicamente, a meta é que as espécies da lista sejam reavaliadas pelo menos a cada cinco anos.